É um dos grandes mistérios da Humanidade que, mais uma vez, este vosso oráculo da cozinha está pronto para desvendar.
Primeiro, vamos aos números que nem sempre são práticos de contabilizar quando estamos a cozinhar. No entanto, se tiver uma balança à mão, o problema está resolvido: pese entre 60 g e 75 g de massa seca por pessoa, dependendo da fome e da largura da cintura de cada um. Com 60 g de massa seca e crua, fica bem. Com 75 g fica a rebolar.
Se estiver a usar massa fresca, os números mudam ligeiramente. E para cima. Contabilize entre 90 g e 100 g de massa fresca por pessoa. Estes são os valores recomendados por várias marcas de massa e pelo Ministério da Agricultura americano.
Mas agora chegamos ao segundo mistério da Humanidade: e se eu não tiver uma balança à mão, como é que vou saber qual a quantidade ideal de massa a cozinhar?
Fácil. Se tiver em casa uma garrafa de refrigerante de plástico, o assunto está novamente resolvido. A maioria das garrafas de plástico que compra nos supermercados têm os diâmtros dos gargalos standardizados. E são aproximadamente o tamanho onde cabe a quantidade de esparguete ideal por pessoa.
Se não tiver uma garrafa em casa, pode sempre espreitar a sua colher para escorrer esparguete. A maioria destas colheres tem um buraco no centro. E é do tamanho certo para medir a quantidade de massa para uma pessoa.
No caso da massa fresca, já terá mesmo de pesar.
Uma óptima massa para si onde quer que a balança esteja,
Ele
fotos: rebeca g. sendroiu/unsplash; d.r.