Foi hoje, sexta-feira, à tarde, que o Papa mandou parar o Papamóvel para chamar um jovem que o cumprimentava na rua, agitando um termo na mão. Ao ver o jovem e o termo, o Papa Francisco percebeu logo o que era a bebida: mate, um chá típico argentino, também conhecido no sul do Brasil como chimarrão.
Apesar de os polícias terem tentado parar o jovem, saíram imediatamente dois seguranças do Papamóvel para o irem buscar e levar até Francisco. Ao chegar ao Papa, entregou-lhe o copo de mate com a palhinha de metal, também conhecida por bombilla. Feliz, Francisco bebeu várias vezes da palhinha enquanto conversou com o jovem. Por fim, bastante sorridente, apertou-lhe a mão e seguiu a caminho do palco no Parque Eduardo VII para dar início à cerimónia da Via Sacra.
O que é mate?
Mas afinal o que é mate? O mate é um chá feito de uma infusão de ervas, muito bebido em alguns países da América do Sul. É feito infusionando erva-mate tostada em água quente. Tradicionalmente, serve-se em copos próprios, bebendo-se através da tal palhinha de metal. Com um sabor amargo, é rico em cafeína e muito consumido no Sul da Argentina ao longo de todo o dia. Depois de se preparar a bebida de manhã, guarda-se num termo e bebe-se durante o dia nos tais copos com palhinha. Originária dos povos indígenas guarani e tupi, hoje é a bebida nacional da Argentina, Paraguai e Uruguai.
Já não é a primeira vez que o Papa Francisco manda parar o Papamóvel por causa desta bebida. Acaba sempre a conversar e a beber da palhinha de mate de pessoas anónimas na rua. Fez isso na Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, e voltou a fazer agora em Lisboa.
Uma óptima Jornada Mundial da Juventude para si onde quer que esteja,
Ele
O que vai no termo é apenas água quente. A bebida vai sendo preparada na Cuia, á medida que se adiciona a erva e aos poucos a água.