A mesma faca com que se cortava a comida era usada para matar – pessoas e animais – e para palitar os dentes. E, segundo a Igreja, os garfos foram uma heresia até muito tarde. Saiba quando começámos a comer com talheres e o que é que o Cardeal Richelieu, dos 3 Mosqueteiros, tem a ver com essa revolução. Se quiser ficar a conhecer a história dos talheres à mesa, então só precisa de carregar no play aqui em baixo. Tudo isto está no último episódio do Favas Contadas, um podcast do Casal Mistério.
Ao contrário do que possa imaginar, os talheres tornaram-se um acessório universal bem mais tarde, quase no século XIX. E contaram com imensa resistência: primeiro da igreja, depois dos gastrónomos que diziam que o metal adulterava o sabor da comida. E alguns países resistiram até muito tarde. Portugal foi dos primeiros países a adoptar os talheres. Muito antes de França e ainda mais dos Estados Unidos da América.
Mas o melhor mesmo é ouvir a história completa de quando começámos a comer com talheres no episódio desta semana do podcast que já está disponível em todas as plataformas: Spotify, Apple Podcasts, YouTube, CastBox ou Google Podcasts. E se não quiser perder nenhuma história sobre a origem da comida, então só tem de seguir o Favas Contadas em qualquer uma destas plataformas. Porque já sabe, todas as terças-feiras, às 7h da manhã, publicamos um novo episódio com uma história diferente. E para a semana, temos um especial dedicado ao Natal. Até lá, oiça todas as histórias que já publicámos para trás no Spotify, Apple Podcasts, YouTube, CastBox ou Google Podcasts.
Uma óptima semana para si onde quer que os talheres estejam,
Ele