queijo feta no forno com figos e azeitonas para ver o jogo de portugal

    Quem está com fé? EU! Claro que estou cheia de fé e de esperança de que vamos ganhar aos franceses! Nós, portugueses, somos como a aldeia gaulesa do Asterix e do Obelix, pequenos mas enormes, fortíssimos. Por isso, vamooooos com tudo! Eu já tratei de organizar a lista de aperitivos e bebidas para hoje à noite, e o grande protagonista vai ser este queijo feta no forno com figos e azeitonas.

    Assim, já comprei os ingredientes e mandei o meu querido Marido Mistério para a cozinha. Mas não tenha pressa, porque esta receita do blog Whip and Wander é um aperitivo ou uma entrada deliciosa que fica pronta em 25 minutos: são 5 a preparar e 20 no forno.

    Para isso, tem de comprar um queijo feta em bloco, figos cortados ao meio, azeitonas sem caroço, azeite, raspas de um limão, estragão fresco e pimenta preta moída.

    Aliás, se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 6 pessoas, espreite aqui a receita original.

    queijo feta no forno com figos e azeitonas

    Preparação

    Antes de mais, pré-aqueça o forno a 180º C.

    A seguir, coloque num pirex ou numa travessa própria para ir ao forno o bloco de queijo feta escorrido. Depois, disponha as azeitonas e os figos à volta do queijo feta.

    A seguir, espalhe o azeite por cima do queijo feta, dos figos e das azeitonas e, depois, coloque por cima as raspas de limão, o estragão e tempere com a pimenta preta moída.

    Leve ao forno, na prateleira do meio, durante 15 minutos e, depois mude o queijo para a prateleira de cima. Nessa altura, mude o forno para a função de grelhador e grelhe na potência máxima durante 5 minutos, até o queijo começar a amaciar e os figos ficarem ligeiramente caramelizados.

    Retire do forno com cuidado e deixe arrefecer ligeiramente.

    Finalmente, sirva o queijo feta no forno com figos e azeitonas acompanhado de uma tostas ou de fatias de pão torrado.

    Vamoooos, Portugal!

     

    Boa sorte para nós,

    Ela

     

    receita e foto: whip and wander

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *