Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Casal Mistério

Casal Mistério

queijo panado com molho de mel e pimenta para um fim-de-semana em casa

09.05.20

Hoje só penso em queijo. Não é que, nos outros dias, pense em muita outra coisa (ou sequer pense...), mas hoje estou obcecado por queijo. Ao provar os fabulosos queijos artesanais que ontem colocámos à venda na nossa loja online, deu-me uma gigantesca saudade de fazer fantásticas receitas com queijo.

Por isso vou fazer um espectacular queijo panado com um divinal molho de mel e pimenta. A extraordinária receita é do fantástico blog Half Baked Harvest e é facílima de preparar.

Para fazer esta maravilha, só vai precisar de mel e pimenta preta para o molho, queijo Camembert ou Brie, um ovo, pão ralado panko, azeite, azeitonas sem caroço, fios de casca de limão, piripíri, alcaparras e tomilho fresco. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

Pan-Fried-Brie-with-Peppered-Honey-and-Olives-4-70

 

Comece por preparar o molho misturando o mel e a pimenta preta moída na taça de vidro onde vai servir. Num prato de sopa, bata o ovo. Noutro, espalhe o panko. Mergulhe o queijo no ovo batido, rodando-o para o envolver totalmente. Deixe escorrer o excesso e envolva-o de seguida no panko pressionando ligeiramente para agarrar. Leve ao congelador durante 15 a 20 minutos.

Enquanto isso, aqueça 60 ml de azeite numa frigideira, juntamente com as azeitonas e o piripíri. Deixe fritar em lume brando durante cerca de 5 minutos. Acrescente os fios de casca de limão, as alcaparras e o tomilho e cozinhe durante mais 5 minutos.

Retire o molho para uma taça e coloque mais 60 ml de azeite na mesma frigideira, em lume médio. Quando o azeite estiver bem quente, coloque por cima o queijo e deixe-o panar durante dois a três minutos de cada lado, até ficar bem tostado por fora. Se o queijo rebentar, não se preocupe que fica delicioso na mesma. Sirva-o com os molhos de azeitona e de mel por cima. Acompanhe com umas tostas de pão alentejano e delicie-se. Eu cá já estou a babar.

 

Um óptimo fim-de-semana para si onde quer que o queijo esteja,

Ele

 

receita e foto: half baked harvest