Se não tivesse havido o terramoto de 1755, então provavelmente nunca teria sido inventado o doce mais famoso do Algarve. Conheça a história do delicioso Dom Rodrigo e saiba como nasceram os famosos doces finos do Algarve. Se quiser esclarecer todas estas dúvidas, então carregue no play aqui em baixo e oiça o novo episódio do podcast Favas Contadas.
No episódio desta semana, contamos quem foi Rodrigo António de Noronha e Menezes, mais conhecido por Dom Rodrigo. Governador e capitão-general do Algarve, a sua história liga a devastação do terramoto de 1755 a um dos doces mais famosos do país. Mas nunca se conheceu qualquer especial aptidão culinária da sua parte. No entanto, o melhor é carregar na Galeria aqui em baixo para ficar a saber mais alguns detalhes sobre a vida do antigo responsável pelo Algarve.

Falamos ainda da história dos doces finos do Algarve e da sua ligação à famosa Pastelaria Almeida, fundada em 1929, em Portimão. Contudo, provavelmente estes doces típicos do Algarve nem sequer terão nascido na região. O melhor mesmo é ouvir o episódio completo desta semana e ficar a conhecer a verdadeira história destes dois emblemas da gastronomia portuguesa. Para isso, só precisa de seguir o Favas Contadas em qualquer uma das plataformas de podcast disponíveis em Portugal: Apple Podcasts, Spotify, YouTube ou CastBox. Porque todas as terças-feiras de manhã, contamos uma nova história sobre a origem da comida.
Um óptimo Dom Rodrigo para si onde quer que ele tenha sido inventado,
Ele