Quase ninguém leu a poesia que ele escreveu, mas toda a gente conhece as amêijoas que ele nunca cozinhou. Raimundo António de Bulhão Pato foi poeta, ensaísta, memorialista e amigo de Alexandre Herculano. Deu o nome às amêijoas mais emblemáticas da gastronomia portuguesa, mas nunca sequer as provou. Sabe porquê?
É sobre a história de Bulhão Pato e das amêijoas que ele não inventou que falamos hoje no mais recente episódio do podcast Favas Contadas, que conta com o apoio da Fula. De facto, Bulhão Pato foi um gastrónomo famoso no final do século XIX, mas as amêijoas não estão entre os seus cozinhados. Então porque será que a receita ganhou o seu nome? O melhor é carregar na galeria aqui em baixo para conhecer algumas pistas sobre este mistério da gastronomia.
Neste 14º episódio, que marca o final da primeira temporada do podcast, falamos sobre a vida de Bulhão Pato, as polémicas com Eça de Queiroz, as sátiras de que foi alvo e as mais famosas receitas que criou – nenhuma no entanto levava amêijoas. Em Julho e Agosto, o podcast Favas Contadas vai de férias. Mas nós voltamos no início de Setembro, depois do descanso, com a segunda temporada do Favas Contadas e com mais histórias da comida. Para ouvir todas as terças-feiras, a partir de 5 de Setembro, no Spotify, Appple Podcasts ou Google Podcasts. Entretanto, mande-nos as suas perguntas ou sugestões de temas para o email .
Umas óptimas férias para si onde quer que esteja,
Ele