quem foi o zé do pipo? e sabia que os pastéis de bacalhau nasceram na holanda?

    Sabe quem foi o Zé do Pipo? E o Gomes de Sá? E quem inventou o bacalhau à Brás? Já agora, será que os pastéis de bacalhau são mesmo genuinamente portugueses? É para responder a estas e outras dúvidas prementes da Humanidade que estamos aqui hoje com o terceiro episódio do novo podcast Favas Contadas, uma iniciativa do Casal Mistério (este mesmo que vos escreve e que gosta de se referir a si mesmo na terceira pessoa) e que tem o patrocínio exclusivo da Fula.

     

     

     

    Neste terceiro episódio, falamos da origem dos mais famosos pratos de bacalhau em Portugal. Assim como daqueles que não nasceram em Portugal, como é o caso dos pastéis de bacalhau. Afinal, esse verdadeiro emblema da gastronomia lusitana surgiu pela primeira vez num livro de receitas português, no século XIX, com o sugestivo nome de “Pastelinhos Fritos de Bacalhau à Holandeza” . Mas o melhor mesmo é ouvir aqui em cima o terceiro episódio completo do nosso podcast e desvendar todos os mistérios dos pratos de bacalhau. Incluindo, quem foi o Zé do Pipo, uma das dúvidas existenciais que assolava a minha querida Mulher Mistério?

    No podcast Favas Contadas, contamos todas as semanas uma curiosidade sobre a história da comida. Todas as terças-feiras sai um novo episódio com uma história diferente e que fica disponível logo de manhã no Spotify, na Apple Podcasts e na Google Podcasts. Para não perder nenhuma história, basta seguir-nos em qualquer uma destas plataformas e ouvir o Casal Mistério todas as terças-feiras a caminho do trabalho.

     

    Um óptimo podcast para si onde quer que o bacalhau esteja,

    Ele

     

    foto: casal mistério

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *