quem inventou as primeiras dietas?

    dietas

    Há pouco mais de 100 anos, uma mulher roliça era considerada mais saudável, com mais hipóteses de engravidar e com mais apetite sexual. Então quando é que isso mudou? Quando começámos a fazer dieta? E a preocupar-nos em ser mais magros que os outros? E quem inventou as primeiras dietas? Se quiser conhecer a história das dietas, então carregue no play aqui em baixo e oiça o episódio desta semana do podcast Favas Contadas.

     

     

    A palavra “diaita” de onde vem dieta nasceu na Grécia Antiga e significava apenas “modo de vida”. Portanto não era um regime para perder. Era apenas um estilo de vida que privilegiasse uma “mente sã em corpo são”. Defendia que as pessoas comessem várias vezes por dia, poucas quantidades de cada vez, comida simples (sem picantes). Defendia ainda que os gregos dormissem muito, trabalhassem muito e fizessem muito exercício. Tudo isto parece consensual hoje em dia, no entanto a “diaita” defendia também que as pessoas corressem nuas pela rua e vomitassem frequentemente para purgar.

    Tudo isto foi seguido durante vários anos, até pelos romanos. Mas não era uma forma de ter um corpo bonito e magro. Até porque na Grécia Antiga o ideal de beleza era masculino e considerava-se que as mulheres nunca o conseguiriam atingir.

    No episódio desta semana do podcast Favas Contadas contamos como nasceu a mania das dietas. E quando as mulheres começaram a perder peso para conseguirem ter o corpo ideal. Além disso, ainda contamos o que defendiam as primeiras dietas, como a famosa Letter on Corpulence, de William Banting. Mas o melhor mesmo é ouvir o episódio completo em qualquer uma das plataformas de podcast disponíveis em Portugal:  Apple PodcastsSpotify ou CastBox. E já sabe: todas as terças-feiras, contamos uma nova história sobre a origem da comida.

     

    Uma óptima dieta para si onde quer que esteja,

    Ele

     

    foto: d.r.

     

    Se quiser conhecer algumas destas dietas para emagrecer, então carregue na Galeria aqui em baixo:

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *