quem já está a pensar nas sobremesas de natal?

    O meu querido Marido Mistério, claro. Aliás, está obcecado com este tema desde novembro. Eu é que andei a boicotá-lo para não chegar ao Natal a rebolar. Mas, ok, já estamos a duas semanas da Consoada, por isso, já faz sentido começarmos a pensar no assunto. E eu já comecei a fazer a minha parte: a chamada pesquisa científica. Ele depois executa no seu laboratório que dá pelo nome de cozinha da Mansão Mistério.

    E a minha incessante pesquisa em busca das melhores receitas para o Natal culminou nesta maravilha gastronómica, nesta tentação do demo, que é este cheesecake de chocolate do blog Also The Crumbs Please. É cremoso, está carregadinho de chocolate (do bom) e tem uma base de Oreo. Vamos para a cozinha?

    Primeiro tem de separar bolachas Oreo (esmagadas), manteiga sem sal (derretida) e cacau em pó para a base. Para o recheio, precisa de queijo creme, açúcar, cacau em pó, chocolate semi amargo de boa qualidade (derretido), ovos, natas, sal e extrato de baunilha.

    Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 16 pessoas, espreite aqui a receita original.

     

     

    Pré-aqueça o forno a 175º C.

    Forre uma forma de tarte com cerca de 23 cm de diâmetro com uma folha de papel vegetal. Reserve.

    Faça primeiro a base: misture numa taça grande as bolachas Oreo esmagadas, a manteiga derretida e o cacau em pó até obter uma massa com a consistência de um crumble. Transfira a massa para a forma que preparou e pressione contra o fundo e até metade da altura dos lados. Use o fundo de uma taça ou de um copo para pressionar. Congele enquanto faz o recheio.

    Para fazer o recheio, bata o queijo creme, o açúcar e o cacau com uma batedeira numa taça grande, até obter um creme macio. Adicione o chocolate derretido e volte a misturar. Junte um ovo de cada vez e vá misturando à medida que vai juntando os ovos. Vá raspando os lados da taça e adicione as natas, o sal e a baunilha. Misture até obter um creme macio. Não bata demasiado.

    Deite o recheio por cima da base e alise o topo com uma espátula.

    Coloque uma folha de papel vegetal por baixo da forma e leve ao forno durante 55 a 65 minutos. Ao fim desse tempo, o centro do bolo ainda deve estar com a consistência de uma mousse.

    Nessa altura, desligue o forno, abra a porta e deixe o cheesecake ainda no forno com a porta aberta durante mais uma hora.

    A seguir, retire do forno e deixe o cheesecake arrefecer à temperatura ambiente.

    Leve ao frigorífico durante pelo menos 4 horas ou, de preferência, durante a noite, antes de servir.

     

    Feliz Natal,

    Ela

     

    receita e foto: also the crumbs please

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *