quem são os dois homens que nunca largam o papa em portugal

    São os dois homens mais próximas do Papa Francisco nesta viagem a Portugal. Onde quer que o Papa vá, na Jornada Mundial da Juventude, eles acompanham-no. São os dois leigos, casados e trabalham há vários anos no Vaticano. Mas, desde que o Papa Francisco tomou posse, ambos têm vindo a ganhar mais protagonismo.

    O mais alto dos dois é provavelmente aquele que mais chama a atenção. Está sempre atrás do Papa e é quem lhe empurra a cadeira de rodas. Já o outro é mais discreto, costuma andar ao lado, sempre com uma pequena mala na mão. De acordo com o Papa, foi ele quem lhe salvou a vida em 2021. O primeiro chama-se Sandro Mariotti; o segundo é Massimiliano Strappetti. Conheça os homens do Papa aqui em baixo.

     

    O homem da cadeira de rodas

    Chama-se Sandro Mariotti, mas toda a gente o trata por Sandrone por causa do seu metro e noventa de altura e da sua enorme boa disposição. Sandrone é o mordomo e assistente pessoal do Papa. É ele quem está ao lado de Francisco em todas as audiências e quem está mais próximo de si nas ocasiões oficiais. A relação entre o Papa e Sandrone é tão próxima que, quando morreu o pai do mordomo, em 2017, Francisco fez questão de publicar, pela primeira vez, um obituário no L’Osservatore Romano.

    Antigo funcionário de uma florista, todos os dias sai de casa, em Castel Gandolfo, a 25 km de Roma, onde vive com a mulher e os dois filhos. Chega à Casa de Santa Marta às 7h da manhã, para tratar do guarda-roupa do Papa e de todas as questões mais pessoais. Acompanha-o em todas as viagens e, desde que Francisco começou a deslocar-se de cadeira de rodas, no ano passado, na sequência de um problema num joelho, Sandrone é quem a empurra.

    Isto fez com que tivesse de descurar outra das suas funções: assegurar que o Papa tem sempre as mãos vazias para poder cumprimentar os peregrinos. No entanto, Sandrone, que já trabalhava com Bento XVI, tem desde 2013 a ajuda de outro assistente pessoal. Chama Piergiorgio Zanetti e é um ex-polícia que também acompanha o Papa nesta viagem a Portugal. Foi ele quem guardou o ramo de flores que foi oferecido pelas duas crianças, à chegada ao Aeroporto de Figo Maduro, e é ele quem leva a bagagem e os presentes que o Papa tem para oferecer.

    O homem da mala

    Quando desembarcou em Lisboa, ele estava ao seu lado. De cada vez que sai da Nunciatura, ele está ao seu lado. Chama-se Massimiliano Strappetti e anda sempre com uma pequena mala na mão. É o Assistente Médico Pessoal do Papa e, de acordo com o próprio Francisco, salvou-lhe a vida quando o convenceu a ser operado a uma diverticulite, em 2021.

    Ao contrário do que possa pensar, Strappetti não é médico. Faz parte da equipa de enfermeiros do Vaticano desde João Paulo II e é o profissional de saúde em quem o Papa mais confia. Numa entrevista à rádio COPE, em 2021, o Papa referiu: “Um enfermeiro, um homem com muita experiência, salvou a minha vida”. Foi a segunda vez que a vida de Jorge Mario Bergoglio foi salva por um enfermeiro. A primeira ocorreu, na Argentina, em 1957, quando, de acordo com o Papa, uma enfermeira resolveu duplicar a medicamentação administrada depois da remoção de parte do pulmão para tratar uma infecção.

    Foi também por causa desta admiração pelos enfermeiros que Strappetti foi nomeado seu Assistente Médico Pessoal no ano passado. A categoria não existia e junta-se à de Médico Pessoal, actualmente Roberto Bernabei. Strappetti acorre a emergências, mas também administra cuidados médicos regulares de que o Papa precisa.

    Tem 54 anos, é casado e tem dois filhos. No entanto, mantém-se bastante reservado. Sabe-se apenas que é fã da Lazio e que colabora com o Cardeal Krajewski na ajuda aos sem-abrigo que se juntam no Vaticano. Desde que ocupa o novo cargo que acompanha o Papa para todo o lado. Na mão, está permanentemente a sua mala médica. Para assistir Francisco sempre que precisar. Esperamos que, em Portugal, não preciso muito.

     

    Uma óptima Jornada Mundial da Juventude para si onde quer que estejam os homens do Papa,

    Ele

     

    fotos: d.r.

     

     

     

     

     

    2 comentários em “quem são os dois homens que nunca largam o papa em portugal

    1. Foi aqui que encontrei a resposta que precisava sobre quem era homem que empurrava a cadeira. Adorei o artigo.
      Que seja uma excelente Jornada Mundial da Juventude!!!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *