quer conhecer o dona quitéria, o restaurante que eddie redmayne escolheu para jantar em lisboa?

    Sou provavelmente uma das maiores fãs do Eddie Redmayne. Acho-o um poço de talento, giro, humilde, simpático e muito boa pinta. Tem aquele ar de aristocrata inglês que nem o príncipe William (colega de escola do ator) consegue ter. Por isso, fiquei em estado de choque quando descobri que o premiadíssimo ator esteve em Portugal e que não nos cruzámos por… por… alguns meses. Sim, infelizmente, estivemos no Dona Quitéria, no Príncipe Real, uns meses antes de Eddie Redmayne, que foi lá jantar na sexta-feira passada, para provar os petiscos tipicamente portugueses desta antiga e castiça mercearia.

    13263711_1747003465544518_3945955407296172192_n.jp

     

    O ambiente

    O espaço é pequeno mas cosy e muito engraçado. Com o chão de mosaicos pretos e brancos e com as paredes forradas a vitrines com um fundo verde e recheadas de objetos, pinturas e quadros antigos, o restaurante manteve a traça da antiga mercearia. As mesas têm o tampo de mármore e as cadeiras de madeira são todas próximas umas das outras, o que só me fez ter ainda mais pena de não ter estado lá na passada sexta-feira, porque o espaço é tão apertado que, com sorte, acabaria praticamente sentada ao colo do Eddie Redmayne. Mas como eu tenho muito azar, além de não termos visto nenhum ator oscarizado, nessa noite, ficámos na mesa mesmo ao pé da porta, e como estava particularmente frio, levei com uma corrente de ar a noite toda, graças ao corropio dos clientes que entravam e saíam para fumar. 

    11623_1570554919856041_811146399528104448_n.jpg

    A ementa 

    Fomos com um casal amigo nosso e decidimos partilhar vários petiscos. Começámos por pedir uma garrafa de água fresca enquanto debatíamos os pratos que iríamos partilhar. Primeira falha: não havia água fresca, por isso trouxeram-nos gelo.

    Para abrir as hostilidades, veio para a mesa um pão estaladiço mas um bocado duro, com queijo creme, um paté de azeitonas delicioso com pedaços de azeitona grandes, uma pasta de atum e uma tacinha de azeite com vinagre balsâmico. O paté de azeitonas foi claramente o grande vencedor do couvert.

    10483993_1497944287117105_3305114545278875259_n.jp

    Depois, partilhámos uns ovos verdes bons mas (para grande desgosto do meu querido Marido Mistério) acompanhados por uma salada russa de batata com maionese. Ele detesta salada russa e achou que esta tinha maionese a mais. Eu não me queixei, gostei dos ovos verdes, mas sinceramente não achei propriamente surpreendentes. Depois, chegou um magnífico pica-pau de atum com pimento, tomate e molho inglês. Estava ótimo.

    12295399_1681732278738304_882840584294716762_n.jpg

    A seguir, desgracei-me mais uma vez (ainda bem que ainda não tinha começado a minha dieta – comecei, como sempre, no dia seguinte), porque não resistimos a um estaladiço de queijo de cabra com salada… O que vale é que me redimi a seguir com uns croquetes de alheira com puré de maçã, que estavam muito bons mas o puré era demasiado doce (até para o meu gosto). Ele teve de pedir ainda umas bochechas de porco preto com puré de batata, que estavam ótimas. No fim partilhámos os quatro, porque já não havia espaço para mais, uma deliciosa mousse de chocolate com flor de sal. Adoro esta moda de porem sal em tudo o que tenha chocolate!

    13095922_1739639489614249_513479066680009593_n.jpg

    O serviço

    Simpático, eficiente e muito caseiro. Vê-se que têm clientes habituais porque os donos sentaram-se nas mesas ao nosso lado a conversar. Adoram receber e isso nota-se no ambiente e no serviço.

     

    O bom 

    As bochechas de porco preto

    O mau 

    O espaço demasiado pequeno e a porta sempre a abrir nas minhas costas

    O ótimo 

    O pica-pau de atum e a mousse de chocolate com flor de sal

     

    Uma ótima semana, onde quer que o Eddie Redmayne esteja,

    Ela

     

    fotos: dona quitéria

     

    Nota: Todas as despesas das visitas efetuadas pelo Casal Mistério a restaurantes, bares e hotéis são 100% suportadas pelo próprio Casal Mistério. Só assim é possível fazer uma crítica absolutamente isenta e imparcial.

    2 comentários em “quer conhecer o dona quitéria, o restaurante que eddie redmayne escolheu para jantar em lisboa?

    1. Uma “pequena” correcção: antes de ser “Dona Quitéria”, o espaço era uma papelaria normal, onde se compravam jornais, material de escritório, isqueiros e bonecos dos Cavaleiros do Zodíaco.

      Não percebo de onde vem o “fundado a 1870” e o “antiga mercearia”. O espaço parece que foi remodelado para parecer mais velho do que é.

    2. Fui ontem ao D Quitéria, recomendadissimo…por várias e crediveis fontes! Com 1 ano de atraso do vosso comentário, mas sabendo que o tinham feito, li-o e aqui venho eu comentar…uma grande desilusão!!!
      Frio pela porta sempre aberta, espaço pequeno demais, apesar do charme, mas o serviço…miserável! Todos fumam e vai de corropio para fora do restaurante da ao vicio e nós…esperando ansiosamente alguma atenção. Pratos servidos com descuido e nem sempre com a melhor confeção, e, pela dimensão da mesa eram facas e garfos no chão, pois não cabiam na mesa…
      Para rematar…multibanco sem funcionar…e lá tivemos que ir procurar dinheiro fora…mas sem qualquer pedido de desculpa, antes alegando que isso pode acontecer!!!
      Pena…

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *