Confesso que ainda não recuperei do fim de semana. Foi duro, muito duro mesmo. A pessoa está convencida que ainda tem 20 anos, mas o nosso corpo dá-nos sempre um banho de realidade no dia seguinte. Antigamente deitava-me às 5 da manhã e no dia seguinte estava como nova. Hoje, preciso de 72 horas para recuperar. É uma tristeza. Por isso, esta quiche de cogumelos e espinafres caiu-nos do céu: é fácil, não dá trabalho nenhum e é deliciosa.
Aliás, a receita é do blog Simply Delicious e já a enviei para o meu querido Marido Mistério fazer.
Para isso, precisamos de ter em casa massa folhada, bacon cozinhado e picado, cogumelos fatiados e salteados, espinafres baby salteados, queijo cheddar ralado, ovos, natas, sal, pimenta e um ovo batido com uma colher de sopa de água.
Aliás, se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 6 pessoas, espreite aqui a receita original.
Preparação
Antes de mais, pré-aqueça o forno a 180º C.
A seguir, unte 6 ramequins com cerca de 5 cm de diâmetro com spray de cozinha ou com manteiga derretida. Depois, coloque um disco de uma folha de papel vegetal no fundo de cada ramequim, mas este passo é opcional.
Entretanto, corte a massa folhada em quadrados (suficientemente grandes para conseguir dobrar por cima) e pressione cada um contra o fundo de cada ramequim.
A seguir, adicione o queijo ralado, o bacon picado crocante, os espinafres e os cogumelos salteados.
Depois, junte numa taça os ovos, as natas, tempere com sal e pimenta e divida esta mistura dos ovos por cada ramequim.
Dobre a massa folhada por cima do recheio e pincele com a mistura do ovo batido com uma colher de sopa de água.
Disponha os ramequins num tabuleiro e coloque-o na última prateleira do forno durante 20 a 30 minutos ou até a massa folhada ficar dourada e crocante. Nessa altura, retire do forno e deixe arrefecer durante pelo menos 30 minutos antes de servir.
Uma ótima semana,
Ela