Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Casal Mistério

Casal Mistério

quiche de fiambre e queijo feta sem base, um almoço saudável para levar para a praia

03.07.22

DSC09343 2.jpg

Chegou o Verão, chegou a praia e chegou também aquela delicadíssima época do ano em que gostamos de comer bem, mas precisamos de manter a linha. É por isso que, na praia, a Família Mistério foge das sanduíches como qualquer condutor foge de uma bomba de gasolina nos dias que correm. Precisamos de receitas supreendentes, deliciosas e que não nos insuflem o estômago de pão.

Uma das nossas receitas preferidas para o Verão é esta quiche de fiambre e queijo feta. Fica deliciosa quente, acabada de sair do forno e ainda com o queijo a derreter. Mas também fica uma maravilha quando é comida fria. E, claro, não leva base de farinha para não engordar.

DSC09371.jpg

Se isto já era uma maravilha antes, ficou ainda melhor com o fiambre da perna extra braseado da Nobre. Nós cá em casa, somos fãs do fiambre Nobre. Além de ser suculento e ultra-saboroso, vem embalado em fatias tão fininhas como se tivessem acabado de sair da fiambreira. E este fiambre da perna extra braseado junta-lhe um sabor fumado que fica maravilhoso em receitas como a nossa quiche sem base. Então combinado com o queijo feta, é um sonho.

Foi por isso que não hesitámos em fazer esta maravilha quando a Nobre nos desafiou a fazer um vídeo com a nossa receita preferida para o Verão. 

 

 

Ingredientes 

  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1 cebola pequena picada
  • 120 g de Fiambre da Perna Extra Braseado Nobre cortado em tiras
  • 100 g de cogumelos frescos laminados
  • 2 dentes de alho picados
  • 250 g de espinafres picados
  • 170 g de queijo feta em crumble
  • 220 g de queijo cheddar ralado
  • 5 ovos grandes
  • 120 ml de leite
  • Sal e pimenta preta q.b.

DSC09381 2.jpg

Unte com azeite um pirex para tartes fundo e com 23 cm de diâmetro. 

Aqueça outro fio de azeite numa frigideira, em lume forte. Salteie a cebola com os cogumelos até estes começarem a ficar macios. Junte o alho picado e deixe apurar durante mais um minuto. Desligue o lume e misture os espinafres com o resto. Envolva os dois queijos nesta mistura e termine com o Fiambre da Perna Extra Braseado Nobre cortado em tiras.

Espalhe tudo pelo pirex.

Bata agora os ovos com o leite e uma pitada de pimenta preta moída no momento. Coloque por cima da cama de espinafres e fiambre.

Leve ao forno, pré-aquecido a 180º C, durante 40 a 45 minutos, até os ovos ficarem firmes.

DSC09380 2.jpg

Deixe arrefecer durante uns minutos antes de servir.

 

Uma óptima quiche para si onde quer que a base esteja,

Ele

 

vídeo e fotos: casal mistério

 

Uma receita Casal Mistério feita em parceria com a Nobre