Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

quiche de queijo com base de batata doce, uma receita sem glúten com apenas 128 calorias

Claro que são 128 calorias por fatia, não tenhamos ilusões. Mas é bem bom, se comer duas fatias também não lhe vai fazer mal nenhum. É muito fácil de preparar, depois é só levar ao forno. São só boas notícias, que maravilha! Sem glúten e com poucos hidratos, esta receita que descobri no blog A Saucy Kitchen pode ser um ótimo brunch ou um jantar original.

Só vai precisar de batatas doces lavadas, sal e pimenta, azeite extra virgem, alho picado, espinafres frescos, ovos, leite, tomate seco picado, queijo de cabra em crumble e parmesão ralado. Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 8 pessoas, espreite aqui a receita original.

Sun-Dried-Tomato-Quiche-with-a-Sweet-Potato-Crust-

 

Comece por fazer a base de batata doce: pré-aqueça o forno a 180º C, unte uma forma de tarte e reserve. Corte as batatas doces em rodelas muito fininhas. O ideal é usar uma mandolina para conseguir rodelas perfeitas, mas também pode usar uma faca afiada. Disponha as rodelas de batata doce no fundo e nos lados da forma de tarte. Tenha em conta que as batatas doces encolhem ligeiramente depois de cozinhadas, por isso, sobreponha várias camadas para garantir que cobre todo o fundo e os lados da forma. Tempere com sal e pimenta e leve ao forno durante 20 minutos.

Depois de retirar a base do forno, aumente a temperatura para 190º C.

Entretanto, faça o recheio: aqueça o azeite e o alho numa frigideira em lume brando. Junte os espinafres e mexa. Deixe cozinhar até começarem a murchar.

Misture o leite e os ovos numa taça. Junte os espinafres, o alho, o tomate seco picado e metade do queijo de cabra. Tempere com sal e pimenta. Reserve até a base ficar pronta.

Nessa altura, despeje o recheio sobre a base de batata doce. Espalhe por cima o resto do queijo de cabra e o parmesão e leve ao forno durante 30 a 35 minutos até o recheio ficar no ponto. Deixe arrefecer durante cinco minutos antes de cortar em fatias e servir.

 

Um ótimo fim-de-semana,

Ela

 

receita e foto: a saucy kitchen