quiche de salmão fumado e espargos, o almoço ideal para levar para o trabalho

    Esta quiche de salmão fumado e espargos salvou-me a semana. Passo a explicar: cá em casa estamos naquela fase estranha em que os nossos Filhos Mistério já estão na faculdade, já começaram a trabalhar e, claro, aderiram à marmita. É bom, claro, cresceram, estão independentes e tal. Mas, por este andar, com o que ganham e com o preço absurdo de um T1 em Lisboa, vão sair de casa lá para o ano 3000 … enfim, novos desafios!

    Mas neste momento, o meu maior desafio é inventar refeições não só para o jantar como também para as marmitas deles. E não me venham sugerir restos do dia anterior que é coisa que não abunda no nosso frigorífico, porque cá em casa raramente sobra comida ao jantar.

    Por isso, esta receita do blog Recipe Tin Eats é uma ótima solução para eles levaram para o almoço. É deliciosa, fácil e eles levam às fatias para rentabilizar. Ainda por cima, esta versão com salmão fumado fica incrível, porque depois de cozinhado, parece um salmão normal mas com um tempero muito mais surpreendente.

    Para isso, precisamos de comprar massa de tarte, manteiga sem sal, um alho francês (só as partes brancas cortadas ao meio e em meias luas muito fininhas), alho picado, espargos, ovos, natas, sal e pimenta, endro fresco picado, salmão fumado e queijo gruyère. Para decorar, reserve alguns raminhos de endro e umas fatias de salmão fumado.

    Assim, se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 8 a 10 pessoas, espreite aqui a receita original.

    Preparação

    Antes de mais, prepare a base da tarte, seguindo as instruções da embalagem. A ideia é que a base vá ao forno numa forma de tarte com cerca de 23 cm de diâmetro.

    Entretanto, pré-aqueça o forno a 180º C e coloque a base da quiche já cozinhada num tabuleiro.

    A seguir, retire os pés dos espargos e corte-os em pedaços de cerca de 3,5 cm e separe as pontas dos restantes pedaços.  

    Enquanto isso, derreta a manteiga numa frigideira em lume médio. Depois, adicione o alho francês e o alho e deixe saltear durante 2 minutos ou até o alho francês ficar transparente (não o deixe ficar dourado).

    Nessa altura, junte os espargos (reservando algumas pontas) e retire logo a frigideira do lume. Deixe arrefecer ligeiramente antes de transferir o conteúdo da frigideira para a forma da tarte. Espalhe ao longo da base.

    Entretanto, bata numa taça os ovos, as natas, o endro e tempere com sal e pimenta.

    Espalhe 2/3 do salmão fumado pela base da quiche, dobrando e torcendo as fatias em vez de as estender. A seguir, espalhe o queijo por cima e, depois, a mistura dos ovos.

    Decore com o resto do salmão e algumas pontas de espargos.

    Finalmente, leve ao forno durante 40 minutos ou até o topo da quiche ficar dourado.

    Deixe assentar durante 10 minutos antes de retirar da forma. Decore com raminhos de endro e umas fatias de salmão fumado antes de cortar em fatias.

     

    Boas receitas,

    Ela

     

    receita e foto: recipe tin eats

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *