É quase uma obra de arte. E não leva farinha. Ou seja, é sem glúten, saudável e até ligeiramente dietética. Em suma, é uma quiche sem farinha, com recheio de beterraba e queijo de cabra, o que lhe dá esta cor irresistível. O segredo da base é uma mistura de frutos secos e flocos de aveia, o que é muito mais saudável. Além disso, ainda é bem mais saborosa do que uma base de quiche feita com farinha.
A receita é do fabuloso livro de cozinha The Goodness of Nuts & Seeds, de Natalie Seldon e é facílima de preparar.
Ingredientes
Para a base
- 175 g de pinhões triturados
- 100 g farinha de amêndoa
- 50 g de flocos de aveia
- 1/2 colher de chá de flor de sal
- 1 gema de ovo
- 50 g de manteiga derretida
- 1 colher de sopa mel
Para o recheio
- 1 colher de sopa de óleo de sementes de cânhamo
- 1 dentes de alho picado fininho
- 1/2 cebola roxa laminada
- 1 mão cheia de espinafres baby
- 75 g de ervilhas cozidas
- 1 beterraba pequena laminada
- 2 colheres de sopa de pinhões
- 2 ovos grandes + 2 gemas grandes
- 150 ml de natas
- 75 ml de crème fraîche
- 50 g de chèvre
- 1 mão cheia de tomilho fresco
- 1 colher de mel
Preparação
Em primeiro lugar, a base. Misture todos os ingredientes numa taça. Forre a forma da tarte com papel vegetal e em seguida espalhe a massa pelo fundo e os lados da forma. Pique a massa com um garfo e coloque durante 30 minutos no frigorífico. Assim que a massa estiver fria, leve ao forno, pré-aquecido a 180º C, na prateleira de cima durante dez minutos.
Enquanto isso, faça o recheio, misturando os ovos com as natas e o crème fraîche. Logo depois, aqueça o óleo numa panela grande. Salteie o alho e a cebola roxa. Assim que tiverem aloirado, espalhe por cima da base da tarte. Coloque em seguida os espinafres baby, as ervilhas, a beterraba e uma colher de sopa de pinhões. Finalize com os ovos batidos, o chèvre partido em pedaços e o tomilho. Tempere com flor de sal e pimenta preta.
Leve finalmente a quiche ao forno durante 35 minutos. Assim que o recheio estiver consistente, retire e deixe arrefecer. Sirva com mais um pouco de tomilho fresco espalhado por cima, pinhões e um fio de mel.
Uma óptima quiche sem farinha para si onde quer que esteja,
Ele