Será que nunca vou deixar (de tentar) fazer dieta? Depois do verão, agora tenho de emagrecer porque vem aí o Natal (emoji com os olhos a revirar). E se uma pessoa não perde uns quilinhos antes da quadra em que se passa os dias a comer, meu Deus, transformo-me numa autêntica bola de neve, daquelas que já começa grandinha no cimo da montanha e, vem por aí abaixo, cada vez maior, cada vez mais assustadora.
Por isso, a quinoa vai ser a minha melhor amiga até ao Natal e esta receita do ótimo blog Edible Perspective o meu brunch de hoje.
Só vou precisar de óleo de coco, quinoa, água muito quente, sal, bananas médias cortadas na diagonal, tâmaras picadas, coco ralado, açúcar mascavado, canela e nozes tostadas e picadas.
Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 6 pessoas, espreite aqui a receita original.
Pré-aqueça o forno a 190º C e coloque a grelha que vai usar na parte de baixo do forno.
Aqueça duas colheres de sopa de azeite numa panela em lume médio. Junte a quinoa e misture. Ao fim de 3 minutos, acrescente a água quente e o sal. Aumente o lume para o máximo e deixe ferver. Nessa altura, reduza para lume brando e deixe ferver, tapada, durante 10 minutos.
Entretanto, aqueça mais 2 colheres de sopa de azeite numa frigideira própria para ir ao forno. Junte as bananas e cozinhe-as, em lume médio, durante 2 a 3 minutos, ou até ficarem castanhas dos dois lados. Transfira as bananas para um prato ou uma travessa e reserve a frigideira para mais tarde.
Depois de cozinhar a quinoa durante 10 minutos, junte as tâmaras, o coco, metade das bananas salteadas, uma colher de açúcar e uma colher de chá de canela. Mexa bem e retire a panela do lume. Passe a mistura de quinoa para a frigideira que usou para saltear as bananas e espalhe-a de uma forma homogénea.
Misture, à parte, as nozes, numa taça pequena, com uma colher de chá de canela e 2 colheres de sopa de açúcar. Espalhe esta mistura sobre a quinoa e ponha por cima as bananas salteadas que sobraram. Leve ao forno, sem tapar, durante 20 minutos, até o topo ficar dourado. Sirva quente com morangos e amoras a decorar.
Um ótimo domingo,
Ela
receita e foto: edible perspective