Hoje acordei cheia de fome. Cheia não. A morrer de fome. Desvairada de fome. Desesperada de fome. Não se percebe porquê. Será desta infeliz e eterna fase da minha vida chamada dieta?
Não, claro que não. Não se deve passar fome nas dietas, defendem os nutricionistas. Tanga. Claro que a única forma de se fazer dieta é passar fome, porque aquelas maçãs, aquelas fatias de fiambre de frango, a abstinência total de tudo o que é bom deixa uma pessoa à beira do desespero. Por isso, o meu almoço hoje vai encher-me as medidas, mas não comeces já a celebrar, meu querido Marido Mistério, não desisti da dieta! Vou só fazer um pequeno-almoço bom, saudável e que me tire esta fome assustadora: uma receita de quinoa vegetariana do inspirador site Reclaiming Provincial.
Para fazer esta maravilha, só vou precisar de quinoa já lavada, leite, água, brócolos cortados em pequenos bouquets, cogumelos cortados, queijo cheddar ralado, sal e pimenta e, claro, um ovo. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, para uma pessoa, consulte a receita original aqui.
Aqueça um fio de azeite numa frigideira em lume médio-alto. Junte os brócolos e os cogumelos e mexa, durante 5 minutos, até ficarem cozinhados. Retire do lume e reserve.
Junte numa panela o leite, a água e a quinoa e ferva, depois reduza para lume brando. Vá mexendo bem, sempre em lume brando, até a maior parte do líquido ficar absorvido. Acrescente os legumes, o queijo, o sal e a pimenta à panela da quinoa e misture bem todos os ingredientes. Tape e reserve.
Estrele um ovo numa frigideira (se quiser pode usar a mesma que utilizou para cozinhar os brócolos e os cogumelos). Transfira a quinoa para uma taça e ponha por cima o ovo estrelado.
A vantagem desta receita é que pode introduzir os ingredientes que lhe apetecer, como milho ou ervilhas ou outro queijo qualquer, como queijo de cabra, por exemplo.
É desta que faço as pazes com a minha balança.
Um ótimo almoço, de preferência, saudável,
Ela
receita e foto: reclaiming provincial