receita original de bacalhau para o natal: o black cod de um dos melhores chefs japoneses do mundo

    Para quem não sabe, o Nobu é um dos mais famosos restaurantes asiáticos do mundo. Nasceu por insistência do ator Robert De Niro que não descansou enquanto não convenceu o chef Nobu Matsuhisa (que detinha um restaurante com o seu apelido em Los Angeles) a abrir um restaurante em Tribeca, Nova Iorque. Em 1994, o ator conseguiu finalmente convencer o chef japonês a abrir o primeiro Nobu, juntamente com Drew Nieporent e Meir Teper. Em 1997, o primeiro Nobu abriu fora dos EUA, em Londres. Hoje contam com 50 restaurantes em todo o mundo e uma cadeia de 13 hotéis. Um império impressionante. Quase tão impressionante como o prato de assinatura do restaurante: o famoso black cod do Nobu. Por isso, este Natal vamos sofisticar. Já pedi ao meu querido Marido Mistério para preparar esta maravilha com um toque oriental para a nossa Consoada. E não vai acreditar na facilidade desta receita, que tem sido copiada por chefs do mundo inteiro: basicamente o chef Nobu deixa o bacalhau de molho numa marinada de sake e miso, durante 2 ou 3 dias.

    Eu já me ofereci para comprar os ingredientes: molho mirin, sake, pasta de miso branca, açúcar, lombos de bacalhau altos sem pele, óleo vegetal e gengibre em picles para decorar.

    Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, espreite o blog Girl and The…, cuja autora também é obcecada por esta receita do Nobu.

     

     

    Ferva o molho mirin e o sake numa panela pequena. Adicione a pasta miso e misture até esta dissolver totalmente. Acrescente o açúcar, mantendo a panela em lume médio, e mexa até dissolver. Transfira a marinada para uma travessa grande e deixe arrefecer.

    Junte o bacalhau e vire-o ao contrário para o revestir totalmente com a marinada.

    Tape e leve ao frigorífico durante a noite. Se quiser, pode deixar mais tempo como a receita original, mas se deixar a marinar só durante uma noite já fica espetacular.

    Pré-aqueça o forno a 200º C.

    Aqueça uma frigideira com um fio de óleo vegetal. Escorra a marinada do bacalhau e coloque os lombos na frigideira, com o lume no máximo, durante 2 minutos, até ficarem castanhos.

    Vire os lombos de bacalhau e disponha-os numa travessa ou num pirex e leve ao forno durante 10 minutos, até as lascas do bacalhau começarem a separar-se.

    Transfira para os pratos que vai servir e decore com o gengibre em picles.

    Sirva acompanhado de legumes como pak choy, ou couves de Bruxelas, por exemplo.

     

    Feliz Natal,

    Ela

     

    receita e foto: girl and the/nobu

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *