ricotta batida com azeite e limão, um aperitivo quase light para a minha dieta

    OK. Admito. Pistácios, pinhões e cajus ao fim da tarde não é uma grande ideia para quem está de dieta. Então o que fazer quando se chega a casa, morta de fome, que é o meu caso, todos os dias? Um aperitivo quase light, claro. Só não é totalmente light porque fica bom com tostas… e com… amêndoas… e com ovo… cozido claro. Mas é melhor que pistácios, não é? E do que chouriço, ou não? E do que morcela, certo? Então vamos a isto. A sugestão de hoje é do blog Joy The Baker (onde pode ver a receita completa e mais fotos) e é tão simples que até irrita: ricotta batida com azeite e limão. E porquê batida?

    Porque depois de batida, a ricotta fica muito macia e fofinha, então se acrescentarmos queijo creme mais cremosa fica. Se juntar flor de sal e pimenta moída no momento, eleva-se rapidamente ao estatuto de estrela de um dos melhores apetitivos de sempre. Se finalizar com um bom azeite e umas raspas de limão a decorar… entramos no nível de uma entrada digna do casamento do George Clooney, com duas nuances: é fácil e barata. Fica ótimo barrado em pequenas fatias de pão torrado. Um conselho: faça muito porque não vai querer partilhar com ninguém.

    10014210255_012867fbe1_c.jpg

     

    Ingredientes 

    • ¼ de chávena de queijo creme
    • 2 chávenas de ricotta
    • 2 colheres de sopa de leite
    • Flor de sal
    • Pimenta preta moída no momento
    • Raspas de limão
    • Azeite
    • Fatias de pão torrado para servir

     

    Numa tigela, bata o queijo creme até ficar macio. Pare a batedeira e junte a ricotta e o leite. Bata a uma velocidade média durante 4 a 5 minutos ou até a mistura ficar pouco granulada e macia. Retire da batedeira e coloque num prato de servir. Tempere com flor de sal, pimenta preta moída, raspas de limão e um fio de azeite. Sirva sobre fatias de pão torrado, amêndoas e ovos cozidos fatiados.

    Também pode cortar palitos de cenoura crua ou de aipo e molhá-los na ricotta. Assim dispensa o pão e fica ainda mais light. Tão bom que, se fizer numa boa quantidade, pode ser o seu jantar à frente da televisão. Que tal, meu querido Marido Mistério? Embora deitar os miúdos cedo hoje à noite e fazer uma maratona de séries com uma mesa com esta maravilha e dois copos de vinho à nossa frente?

     

    Um ótimo serão para si também,

    Ela

     

    receita e foto: joythebaker.com

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *