Quando às vezes perguntamos o que é o jantar e nos respondem que é risotto, achamos logo chiquérrimo, não acha? Eu acho uma receita infalível para brilhar. Tem sempre um ótimo aspeto, é uma delícia, enche que é um disparate (por isso ninguém fica com fome) e é muito mais fácil de fazer do que parece à primeira vista. E este risotto de cogumelos selvagens, que descobri no ótimo blog The Modern Proper, não é exceção. Faz uma vistaça e vai ser o nosso jantar de hoje. Além disso, é vegetariano o que, nos tempos que correm, dá bastante jeito.
Para isso, precisamos de ter em casa cogumelos selvagens, manteiga, chalotas picadas, alho picado, tomilho fresco, sal e pimenta preta moída, vinho branco seco, sumo de limão, caldo de galinha ou de legumes, arroz arbório, natas, queijo parmesão ralado e salsa picada (opcional).
Aliás, se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 6 pessoas, espreite aqui a receita original.
Preparação
Antes de mais, aqueça o caldo em lume brando numa pequena panela.
Entretanto, derreta metade da manteiga numa frigideira pesada, em lume médio. A seguir, adicione os cogumelos e as chalotas e salteie durante cerca de 8 minutos até ficarem macios. Depois, acrescente o alho, os ramos de tomilho, o sal e a pimenta, e mexa durante mais um minuto. Retire a mistura de cogumelos da frigideira e reserve.
A seguir, adicione a restante manteiga à frigideira, em lume médio.
Quando a manteiga estiver derretida, adicione o arroz e mexa, durante 3 a 4 minutos, até o arroz começar a ficar translúcido.
Nessa altura, adicione 180 ml de vinho branco seco e o sumo de limão, e deixe ferver, mexendo constantemente até o líquido ser absorvido. Depois, adicione 240 ml do caldo de galinha ou do caldo de legumes e mexa até quase todo o caldo absorver. Continue a adicionar o caldo, 240 ml de cada vez, mexendo até o líquido ser quase totalmente absorvido. (Este passo demora cerca de 20 a 25 minutos.)
Agora, junte a mistura de cogumelos ao arroz e mexa para combinar. A seguir, acrescente suavemente as natas e o queijo parmesão, e cozinhe durante mais 5 minutos em lume brando. O risotto deve ficar cremoso, mas firme ao morder.
Finalmente, transfira o risotto de cogumelos selvagens para uma taça e decore com pimenta preta moída na hora, lascas de parmesão e salsa fresca.
Boas receitas,
Ela