“risotto” de orzo com tomate e queijo de cabra, uma receita deliciosa para fazer em meia hora

    Esta receita de “risotto” de orzo ainda leva, além de tomate, pimentos encarnados, azeitonas pretas e queijo de cabra. É uma autêntica delícia vegetariana e, ainda por cima, é facílima de fazer. Aliás, é o que se chama de falso risotto, porque parece um risotto, mas demora muito menos tempo e é muito mais fácil de preparar. Ainda por cima é tão ou mais cremoso do que um risotto verdadeiro.

    Eu estou deslumbrada com esta receita que descobri no blog The Happy Foodie e vou já comprar os ingredientes para o meu querido Marido Mistério fazer hoje o jantar: massa orzo, sal, azeite, cebola roxa, um dente de alho grande, pimentos piquillo, açafrão, tomate chucha, azeitonas pretas sem caroço, salsa e queijo de cabra macio.

    Aliás, se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 3 a 4 pessoas, espreite aqui a receita original.

    Preparação

    Antes de mais, coza a massa orzo em água e sal a ferver numa frigideira grande e funda. Tape e deixe cozer durante cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando para evitar que se cole ao fundo da frigideira. A seguir, escorra a massa mas reserve uma caneca com a água da cozedura. Depois, transfira a massa para uma taça aquecida e misture o orzo com uma colher de sopa de azeite e duas colheres de sopa da água da cozedura. A seguir, tape a taça com película aderente.

    Entretanto descasque e fatie a cebola roxa. Depois, aqueça uma colher de sopa de azeite na frigideira e junte-lhe a cebola. A seguir, deixe cozinhar durante 6 a 7 minutos, mexendo várias vezes. Entretanto, descasque o alho, esmague-o criando uma espécie de pasta e misture-o com sal. Depois, descasque os pimentos, corte-os às tiras e pique-os a seguir. Adicione o alho à frigideira juntamente com mais duas colheres de sopa da água da cozedura. A seguir, tape a frigideira, reduza para lume brando e deixe cozinhar durante 10 minutos. Nessa altura, junte o açafrão e misture. Depois, acrescente os pimentos.

    Agora, corte o tomate em quartos e triture-o no liquidificador até obter uma pasta. A seguir, junte à frigideira e deixe ferver em lume brando durante alguns minutos. Nessa altura, adicione a massa orzo cozida e desligue o lume. Corte as azeitonas ao meio e pique a salsa e junte ambas à massa.

    Finalmente, espalhe por cima o queijo de cabra.

     

    Boas receitas,

    Ela

     

    receita e foto: the happy foodie

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *