Estou naquela perigosa fase da vida em que me sinto um jovem, fresco e imberbe. Tal como me lembro de ver os meus pais sentirem-se uns jovens, frescos e imberbes aos 40 anos. O problema é que, nessa altura, eu tinha a certeza de que eles não passavam de ex-jovens em estado de nostalgia fulminante. Por isso, desconfio que os meus filhos tenham pensado o mesmo quando me viram ontem agarrado ao telemóvel, com os óculos na ponta do nariz, a tentar consultar a meteorologia para o fim-de-semana enquanto procurava aumentar a aplicação no telemóvel afastando os dois dedos como se faz com as fotografias. Enfim… Isto já para não falar da cavalgante calvície que se alastra a partir do cocuruto da minha prosaica cabeça, ameaçando transformar a minha orgulhosa poupa numa ilha isolada de cabelo.
Mas o que para aqui interessa é o meu objectivo final daquele momento Anthímio de Azevedo: encontrar uma receita apropriada para a vaga de calor que ameaça a península no próximo fim-de-semana. E, quanto a isso, graças a esta receita do maravilhoso blog Blogging Over Thyme, posso declarar orgulhosamente: missão cumprida.
Ingredientes
- 450 g de courgette
- 225 g de queijo de cabra suave, à temperatura ambiente
- 2 colheres de sopa de hortelã fresca picada fininha
- 2 colheres de chá de pasta Harissa
- 2 colheres de chá de azeite extra virgem
- 1 colher de chá de raspas de lima
- 1/2 colher de chá de sumo de lima espremido
- Sal
- Pimenta
Numa taça média, misture bem, com um garfo, o queijo de cabra, a hortelã, a Harissa, a lima, o azeite e um pouco de sal e pimenta a gosto. Corte a courgette muito fininha, como se fosse carpaccio, pincele as fatias com azeite e tempere com sal e pimenta. Leve-as a uma frigideira em lume médio e deixe-as alourar até ficarem ligeiramente acastanhadas. Depois, é só espalhar em cima de cada fatia a mistura feita com o queijo de cabra e enrolá-las. Sirva-as frias com um pouco de molho vinagrete.
Um bom fim-de-semana de Verão onde quer que a sua idade esteja (e sempre que quiser saber o tempo para amanhã, é só perguntar),
Ele
receita e fotos: blogging over thyme
Adoro e uso muitas vezes courgette nas minhas refeições.
Esta receita está deliciosa e é simples de fazer.
P.S.: Ele, 40 anos é uma idade linda e muito jovem ainda.

Quando chegar à minha idade, com a mente fresca e o corpo razoavelmente em forma, vai continuar a sentir-se jovem, garanto.
Olá,
Desculpe a ignorância, mas o que é e onde se compra a pasta Harissa?
Muito Obrigada 🙂
Olá, Agata
A Harissa é uma pasta picante, típica do Norte de África e feita com malaguetas (muitas vezes fumadas), alho, azeite, cominho, coentros, etc. Em Portugal, é relativamente fácil de encontrar. No El Corte Inglés tem de certeza.
Esperamos que goste.
Obrigado,
Ele
Que bom aspecto 🙂
Tal como quase todas as receitas que publicam no vosso blog irei experimentar, sim!
Já agora aproveito para dizer que o vosso blog melhorou a minha qualidade de vida (ou de comida, ou de dieta…)
Obrigada! 🙂