Nem sei como qualificar esta maravilha. Podia ser um snack, uma entrada, um pequeno-almoço mais calórico ou até mesmo uma refeição inteira. No fundo, esta receita que descobri no blog Cooking LSL é a famosa banitsa búlgara e basicamente pode rechear com o que lhe apetecer: carne, espinafres, alho francês, abóbora ou, claro, com queijo feta e ovos. É de chorar por mais.
Só precisa de uma embalagem de massa filo (com pelo menos 16 folhas), manteiga sem sal, ovos, queijo feta em crumble, iogurte grego natural e fermento. Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 8 pessoas, espreite aqui a receita original.
Pré-aqueça o forno a 190º C e prepare um tabuleiro forrado com papel vegetal. Reserve. Derreta a manteiga num tacho em lume brando.
Entretanto, faça o recheio: misture numa taça os ovos, o queijo, o iogurte e o fermento.
Abra a embalagem de massa filo e retire duas folhas. Abra-as em cima da bancada e pincele cada uma com a manteiga derretida. Espalhe 3 ou 4 colheres de sopa do recheio ao longo do lado mais comprido das folhas. Enrole e aperte bem formando uma espécie de tronco. Depois, torça o tronco de maneira a formar um caracol. Coloque no tabuleiro.
Repita este processo com as restantes folhas de massa filo, usando duas de cada vez. Pincele com a manteiga derretida por cima.
Leve ao forno durante 30 minutos até a massa ficar dourada e crocante. Sirva quente ou à temperatura ambiente.
Boas receitas,
Ela
receita e foto: cooking lsl
Realmente a banitsa é maravilhosa e com abóbora e canela é de comer e chorar por mais!! Mas a búlgara é feita com um queijo que se chama cirene e em lisboa pelo menos já se encontra!! Bons snacks para vocês onde quer que estejam 😉!!!