Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

sabe o que esta tosta saudável leva em vez de pão?

Conseguir juntar na mesma frase as palavras tosta e saudável é como juntar na mesma sala Bruno Carvalho e Jorge Jesus sem assitir a um combate de luta na lama. Confesso que, da primeira vez que vi esta receita do blog The Iron You, estranhei. Depois cozinhei.

O segredo desta maravilha do mundo da dieta é susbtituir o pão. Sim, apesar deste aspecto irresistível, esta receita não leva farinha. No lugar da estaladiça fatia de pão tostado, está uma estaladiça fatia de couve flor tostada. E não comece já a torcer o nariz porque, além de light, isto é verdadeiramente delicioso.

Para dispensar o pão, só vou precisar de uma cabeça de couve flor triturada até ficar em crumble (não totalmente desfeita), um ovo ligeiramente batido, queijo mozzarella ralado, flor de sal e pimenta preta. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

Cauli Crust Grilled Cheese (4).jpg

 

Depois de ter triturado a couve flor crua de forma a ficar com um crumble (e não em pó), coloque-a numa taça e leve ao microondas durante cerca de oito minutos. Assim que a couve flor estiver cozinhada, embrulhe-a num pano da loiça e torça com força para retirar toda a água. Esprema à vontade (às vezes, chega-se a deitar fora quase 250 ml de água) porque deixar o crumble de couve flor seco é o segredo para o poder transformar numa fatia de tosta consistente. Se ele continuar com água vai ficar empapado.

Passe o crumble para uma taça e misture-o com os restantes ingredientes. Espalhe a mistura por cima de um tabuleiro forrado com uma folha de papel vegetal pincelada com azeite. E divida a massa em quatro quadrados do tamanho de uma fatia de pão. 

Leve ao forno, pré-aquecido a 220º C, durante cerca de 15 minutos, até as tostas de couve flor ficarem douradas no topo. Depois deixe-as assentar durante 10 minutos antes de as tirar com muito cuidado do tabuleiro. E já tem o seu pão feito.

No momento de servir, só precisa de pincelar o topo de uma fatia de couve flor com manteiga e colocá-la, numa frigideira, em lume médio, com a manteiga virada para baixo. Espalhe queijo cheddar ralado por cima e tape com a segunda fatia de couve flor com manteiga no topo.

Deixe grelhar durante dois minutos. Vire a tosta ao contrário e grelhe durante mais dois minutos. Lá dentro o queijo vai derreter lentamente até ficar com o aspecto incrível da foto aqui em cima.

 

Uma óptima tosta para si onde quer que a dieta esteja,

Ele

 

receita e foto: the iron you