sabe o que estes facílimos ovos benedict levam em vez de pão?

    Pressões extremas exigem medidas extremas. Num momento em que o país está em dieta, eu fui obrigado a encontrar um brunch mais saudável para não ser exilado desta casa. Se o problema dos ovos é o pão, que ninguém consegue evitar usar para molhar naquela gema cremosa, então aqui está um substituto à altura: uma crocante e deliciosa torrada de batata doce.

    A magnífica ideia é do espectacular blog Downshiftology, que preparou uma divinal receita de ovos benedict saudáveis e facílimos de preparar. Para fazer esta maravilha, só vou precisar de ovos, batata doce cortada em rodelas com cerca de 1 cm de espessura, bacon e molho holandês. Para o molho holandês, vai precisar de gemas de ovo, sumo de limão espremido no momento, mostarda de Dijon, sal, pimenta caiena e ghee ou manteiga derretidas. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

    Healthy-Eggs-Benedict-5.jpg

     

    O primeiro passo é fazer as torradas de batata doce. Corte a batata doce em rodelas com cerca de 1 cm de espessura, espalhe-as por cima de um tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno, pré-aquecido a 200 ºC, durante 30 a 40 minutos.

    Quando faltar pouco para a batata doce estar pronta, toste as fatias de bacon numa frigideira, em lume médio, durante um a dois minutos de cada lado, escorrendo a gordura que libertar, de forma a deixá-las estaladiças. 

    Numa panela, faça os ovos escalfados, da forma tradicional ou usando esta técnica imbatível do Jamie Oliver.

    Finalmente, só precisa de fazer o molho holandês. Bata todos os ingredientes, com excepção da manteiga, num robô de cozinha, ou num liquidificador bem potente, na velocidade máxima, durante 5 segundos. Reduza a velocidade para médio-alta e continue a bater enquanto acrescenta devagarinho a manteiga derretida e quente. Quando estiver a emulsão bem feita, passe para uma molheira.

    Sirva a torrada de batata doce na base, o bacon estaladiço por cima, o ovo escalfado a seguir e finalmente o molho holandês a escorrer. Salpique com salsa ou cebolinho (eu prefiro cebolinho) e coma sem culpas.

     

    Uns óptimos ovos benedict para si onde quer que o pão esteja,

    Ele

     

    receita e foto: downshiftology

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *