À partida, desconfio de todos os estudos que encontro. Mas, no final, acredito sempre naqueles que recomendam ardentemente o consumo de chocolate. E este estudo, publicado há poucos dias, pela Sociedade Europeia de Cardiologia, é tudo aquilo que eu preciso de ouvir para conseguir convencer a minha querida Mulher Mistério a deixar-me fazer mais receitas com chocolate em casa.
Segundo a equipa de cientistas que esteve envolvida nesta pesquisa, a combinação de chocolate preto com azeite extra-virgem tem um efeito poderoso na saúde cardiovascular de toda a gente – até mesmo de pessoas que fumam ou que sofrem de hipertensão.
Ao longo de 28 dias, um grupo de 26 voluntários (14 homens e 12 mulheres) com, pelo menos, três factores de risco cardiovascular, consumiram diariamente 40 gramas de chocolate preto, o que equivale a quase meia tablete. Durante metade do tempo, o chocolate preto tinha adicionado 10% de azeite extra-virgem. Durante a outra metade, tinha 2,5% de maçã vermelha. Qualquer um dos três ingredientes foi utilizado por estar carregado de antioxidantes que fazem bem ao coração.
As conclusões foram claríssimas: a junção do chocolate preto com o azeite extra-virgem deu resultados muito mais significativos do que a junção do chocolate preto com a maçã vermelha. Além de o azeite ter diminuido consideravelmente o risco de arteriosclerose (o entupimento das veias que leva a tromboses e ataques cardíacos), provocou também a subida do colesterol bom e a redução da tensão arterial – isto tudo em poucos dias.
Os cientistas acreditam que estes resultados se devem ao aumento das células progenitoras endoteliais que são responsáveis pela reparação e bom funcionamento dos vasos sanguíneos. Mas isso já me parece conversa demasiado científica para aqui. O que, de facto, importa é que o chocolate preto misturado com o azeite extra-virgem faz bem à sua saúde, reduz o risco de enfartes e diminui a tensão arterial. E é por isso que eu hoje tenho aqui uma fabulosa receita, do site Food52: uma mousse chocolate de preto com azeite. Ok, também tem duas colheres de sopa de cognac – mas um copito de vez em quando nunca fez mal a ninguém, pois não?
Leia ainda:
- Quais os alimentos que deve comer juntos
- Como fazer um bolo de chocolate e azeite em menos de 2 minutos
- As melhores lojas de chocolate artesanal em Lisboa e Porto
Tudo o que precisa para fazer esta delícia é de chocolate preto, azeite extra-virgem, cognac, café expresso já pronto, ovos e açúcar. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte aqui a receita original.
Derreta o chocolate misturado com o cognac e o café. Retire-o do lume – ou do microondas – tempere com uma pitada de flor de sal e vá misturando enquanto acrescenta as gemas uma a uma. Junte o azeite extra-virgem e bata com uma batedeira.
Bata as claras em castelo com o açúcar e depois envolva-as progressivamente com a mousse de chocolate. Utilize uma espátula para não perder a textura suave e cremosa da mousse. Adoro estas notícias que me incentivam a comer chocolate!
Uma óptima mousse para si onde quer que o azeite esteja,
Ele
receita e foto: food52