Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

sabe porque é que os ovos flutuam quando estão estragados?

ovo.jpg

Agora que, depois de mais de cinco anos de convivência diária, já ganhámos alguma intimidade, pode tratar-me por Professor Pardal da Panela. MacGyver do Fogão. Ou até mesmo Dr. House da Colher de Pau. Na verdade, grande parte dos meus dias é passada à procura de dicas úteis e respostas para perguntas de Trivial Pursuit. E, sim, confesso, raramente saio de casa sem um canivete suíço no bolso.

Uma das dicas úteis que mais sigo na cozinha é a do ovo e do copo de água. Mesmo quando os ovos estão dentro do prazo, raramente abro um ovo sem antes o mergulhar num copo de água. É quase infalível: se ficar totalmente no fundo, é sinal de que está bem fresco; se mergulhar mas ficar em pé, só com a ponta a tocar no fundo do copo, pode ser comido mas rapidamente porque já não vai durar muito; se flutuar, é sinal de que está estragado. 

 

Captura de ecrã 2019-03-15, às 15.55.17.png

Esta dica já não é nova, o que eu nunca soube é a razão por que isto acontece. E finalmente descobri a resposta através do fantástico site The Spruce.

Como a casca do ovo é porosa, o líquido que está no interior vai evaporando com o tempo e sendo substituído por ar exterior. E isso quererá dizer que o ovo está estragado? O site The Spruce diz que sim, já o Egg Safety Center garante que não é bem assim. "O facto de boiar significa que um ovo é mais velho, mas pode estar em perfeitas condições de consumo".

Para saber se um ovo que boia está bom para ser consumido, esta organização apoiada pela União de Produtores de Ovos americana recomenda que abra o ovo para dentro de uma taça e o cheire. "Um ovo estragado terá sempre um odor desagradável".

Eu confesso que não sei se vou correr esse risco. Mesmo que seja só por estar velho, acho que dispenso os ovos flutuantes.

 

Um óptimo ovo para si onde quer que esteja,

Ele

 

fotos: the spruce

 

1 comentário

Comentar post