sabe qual é o bolo que a rainha de inglaterra comia todos os dias?

    BRITAIN-ROYALS/

    Podia ser sábado, domingo ou segunda-feira…. podia ter um encontro com o primeiro-ministro, com o Papa ou com o Dalai Lama… podia estar em Londres, em Windsor ou na Conchichina… mas uma coisa era garantida: a Rainha Isabel II comia uma fatia de bolo de chocolate sem farinha e com pedaços de bolachas misturados na massa.

    Segundo aquele que foi o seu chef particular durante 11 anos (e que também foi o chef da princesa Diana), o chocolate biscuit cake é o único bolo que a Rainha fazia questão de comer todos os dias, até à última migalha: “Mesmo que só tenha sobrado um pequeno pedaço…”

    Numa entrevista que deu ao site britânico Recipes Plus, Darren McGrady garante que este “é o único bolo servido todos os dias à Rainha até acabar”. Em relação aos outros bolos, a Rainha podia tirar uma pequena fatia e deixar o resto para o seu staff comer. Mas o bolo de chocolate não – tinha de ser ela a comer o bolo sozinha. E se alguém tirasse uma fatia, ela notava.

     

    QUEEN_CAKE_CRICKET_2P

    McGrady conta mesmo que, se o bolo estivesse a meio e Isabel II tivesse uma viagem marcada, o bolo também viajava. Noutro comboio, claro, que os bolos não têm estatuto para viajarem ao lado da realeza – mas viajava. Numa conversa com o jornal digital Huffington Post, o chef garante que, sempre que a Rainha ia de férias para o castelo de Windsor e o bolo não estava acabado, um cozinheiro seguia com as sobras num comboio logo atrás. “Eu próprio levei várias vezes meio bolo, dentro de uma lata, ao meu colo, para Windsor”.

    Eu confesso que não sei se vou aguentar muito tempo sem provar o bolo da Rainha. E por isso resta-me seguir a receita que o ex-chef da Rainha partilhou com o Huffington Post.

    o-CHOCOLATE-570 (1)

    Ingredientes

    Para um bolo redondo com 20 cm

    • 115 g de chocolate preto derretido
    • 115 g de açúcar granulado
    • 115 g de manteiga sem sal à temperatura ambiente
    • 1 ovo
    • 230 g de bolachas Rich Tea (se não encontrar, pode usar Digestive)

    Para a cobertura

    • 230 g de chocolate preto derretido
    • 30 g de chocolate de leite derretido

     

    Este bolo nem leva farinha. E não vai ao forno. 

    Comece por separar uma forma com o fundo removível e 20 cm de diâmetro. Retire o fundo da forma (não vai precisar dele) e unte o anel à volta com um pouco de manteiga. Coloque o anel por cima de um tabuleiro forrado com uma folha de papel vegetal. Depois parta as bolachas com as mãos e guarde-as de lado. Finalmente, vai ter de bater a manteiga (muito macia) com o açúcar. Quando a mistura começar a clarear, acrescente-lhe o chocolate derretido aos poucos, enquanto continua a bater. E, a seguir, junte o ovo. 

    Envolva as bolachas partidas, com a ajuda de uma espátula, e deite tudo para dentro do anel da forma. Leve o bolo ao frigorífico durante, pelo menos, 3 horas, para solidificar.

    Retire o bolo da forma e vire-o ao contrário: a base vai ser o topo. Deite por cima o chocolate preto derretido para a cobertura e alise bem com uma faca. Deixe o chocolate solidificar à temperatura ambiente. Assim que estiver pronto, decore o topo com o chocolate de leite derretido.

    Não parece difícil de fazer, pois não? Afinal, são só 5 ingredientes… 

     

    Leia ainda:

     

    Um óptimo bolo de chocolate para si onde quer que Isabel II esteja,

    Ele

     

    receita: darren mcgrady; fotos: huffington post

    4 comentários em “sabe qual é o bolo que a rainha de inglaterra comia todos os dias?

    1. Chamem-lhe agora o que quiserem é o salame de chocolate mais antigo que conheço, apresentado de outra forma. O primeiro que fiz (quase) sozinha, com oito anos de idade.
      Só muito mais tarde comecei a ver receitas que, em vez do chocolate preto derretido, levam cacau em pó…

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *