São lindas, maravilhosas e magras. Que nervos! Mas não pensem que não custa nada. Se custa! São semanas e semanas de sofrimento para caberem nestes vestidinhos tamanho 34. São semanas de exercício físico intensivo com Personal Trainers, dias inteiros de boca fechada a mando de implacáveis nutricionistas, horas nas mãos de cirurgiões plásticos que lhes dão um pequeno retoque aqui e ali para desfilarem na passadeira vermelha com toda a elegância e o glamour que o momento exige.
Naomi Watts assumiu isso mesmo ontem à noite com toda a naturalidade: “Nestes dias, estou sempre cheia de fome, porque normalmente passamos muita fome nos dias antes da cerimónia”. A atriz britânica, de 46 anos, admitiu na passadeira vermelha dos Óscares que sofre para poder brilhar na noite mais importante de Hollywood, o que nem todas assumem com a mesma frontalidade.
Mas, depois da cerimónia, compensaram as semanas de dieta. Veja-se a ementa do famoso Baile do Governador, uma das mais importantes after-parties desta noite. São 1500 convidados esfomeados para alimentar depois de uma cerimónia que dura três horas e meia e onde ninguém se atreve a comer nem um mini-óscar de chocolate (que começam a ser distribuídos na passadeira vernelha) para não ficar mal na fotografia. E não são 1500 pessoas quaisquer. São a nata da nata de Hollywood.
Nada que assuste o chef Wolfgang Puck, que dirige a cozinha da festa há 21 anos consecutivos. E como é só subir as escadas, no final da cerimónia, o Baile do Governador é a primeira paragem de vencedores e vencidos esfomeados. Aqui nada é deixado ao acaso. São meses de preparação para um único jantar.
O chef Wolfgang Puck partilhou com o site norte-americano Yahoo! todo o calendário de preparativos, e é alucinante:
Dois meses antes: é entregue o ouro comestível.
Três semanas antes: são entregues as medidas dos empregados de mesa para os smokings. Começam a ser feitos os óscares de chocolate (seis dias para moldar, 4 dias para acertar e limpar, dois dias para embrulhar e um dia para pôr nas caixas).
10 dias antes: preparação do salmão fumado (três dias para curar, 16 horas para fumar e só se corta no dia anterior à cerimónia).
6 dias antes: chega a carne wagyu (a que dá origem à famosa carne Kobe). Preparam-se conjuntos de 11 mini-garfos para o serviço volante de tabuleiros. Construção das peças de chocolate para o bar de chocolate.
5 dias antes: começa a preparar-se a pasta para o Agnolotti, o confit de pato com os bolinhos de beterraba (tempera-se de sal as pernas durante a noite, deixa-se cozinhar em lume brando na gordura do pato durante 4 a 6 horas, e deixa-se arrefecer). Nomeiam-se os chefs e os sub-chefs e atribuem-se funções.
3 dias antes: lava-se e dá-se polimento à louça que vai ser usada. Começam a ser servidas refeições (almoço e jantar) às cerca de 2000 pessoas que trabalham nos bastidores da cerimónia dos Óscares.
2 dias antes: chegam as trufas e o caviar. Reunião para rever os horários e detalhes do serviço.
1 dia antes: faz-se a massa do pão e corta-se com a forma do Óscar. Distribui-se o champanhe Piper-Heidsieck Rare, os vinhos Sterling Vineyards, whisky Johnnie Walker e outras bebidas pelos vários bares nas áreas do pré-show e no baile.
Dia dos Óscares: de madrugada, fazem-se os mini brioches.
10h00: instala-se o equipamento nas cozinhas auxiliares e noutras áreas de cozinha.
12h00: começa o empratamento para os convidados que estão presentes já antes da cerimónia. Instalam-se bares de snacks nos átrios.
13h00: check-in e controlo de fardas dos empregados e mordomos.
14h00-15h00: o chef Wolfgang Puck cumprimenta os media na passadeira vermelha.
16h00: preparação das especialidades que vão ser servidas no cocktail, incluindo o bar de sushi e o bar cru, o bar de chocolates com bolos, caramelos, chocolates artesanais e outros doces, todos alusivos ao tema da noite. É hora de aspirar várias vezes a passadeira vermelha.
19h00: última reunião com os 500 empregados do staff que vai servir o jantar no Baile do Governador. E a ordem é: “Esperar pelo anúncio do Melhor Realizador e ficar alerta!” Os aperitivos e hors d’oeuvres são espalhados pela sala. Quando chegam os primeiros 100 convidados, começam a ser servidas as saladas. Depois de entrarem mais 400 pessoas, os mordomos começam a servir os pratos pequenos.
22h30: começam a ser servidas as sobremesas.
00h00: o staff da Academia pode jantar.
Ufa, e para acabar em beleza deixo-vos a lista de supermercado deste chef:
- 6.500 pãezinhos em forma de Óscar cozidos no forno a lenha
- 3.500 cones miso
- 115 kg de atum
- 17 solhas inteiras
- 1.300 ostras
- 5 kg de caviar
- 600 lagostas do Maine
- 7.500 camarões
- 115 kg de arroz
- 115 litros de molho de cocktail
- 50 pargos
- 8.000 kg de patas de caranguejo
- 160 kg de salmão para fumar
- 60 kg de queijo gouda
- 80 kg de queijo parmesão
- 45 kg de queijo cheddar
- 6 kg de alecrim
- 1.500 batatas douradas do Yukon
- 4,5 kg de trufas negras de inverno de Burgundy, França
- 300 frangos Jidori
- 3.500 pãezinhos lavash com sementes
- 3.000 grissini
- 1000 sanduíches de queijo
- 6000 mini-brioches
- 23 kg de beterraba
- 170 kg de linguado
- 1.675 corações de alcachofra
- 1.500 pastinacas
- 2.325 ovos de codorniz
- 5.250 raízes de aipo agnolotti
- 3.750 pretzels
- 2.000 bolinhos de beterraba
- 38 litros de vinaigrette de miso e laranja
- 23 kg de peras
- 55 kg de abóbora
- 23 kg de funcho
- 5.000 ovos
- 15 kg de ouro comestível
- 1.500 mini cookies
- 115 litros de gelado Earl Grey
- 2.450 chupa-chupas
- 2.500 caramelos de baunilha
- 4.000 bagas de goji
- 1.750 crème brûlées individuais
- 12 kg de manteiga de amendoim
- 6.000 mini óscares de chocolate
- 1.350 garrafas de champanhe Piper Heidsieck Rare Millesime 2002
- 2.400 garrafas de Sterling Vineyards 2012 Limited Edition Red Carpet Reserve e 2013 Limited Edition Gold Standard Reserve…
… entre muitos outros ingredientes que infelizmente já não cabem neste post.
Se quiser saber o menu completo, espreite aqui.
Já o meu jantar de hoje vai ser uma sopinha sem batata porque, infelizmente e para variar, estou de dieta…
Boa semana,
Ela
fotos: yahoo e getty images
Bem, com tanta variedade já me abriu o apetite….não sabia é que as bagas goji se compram à unidade, 4000 bagas goji???mesmo?!?!?!?! não terão sido 3901??? fiquei na dúvida, não me pareceu haver lá tantas….
Queria deixar aqui uma pequena pergunta,
Por acaso têm a ideia da quantidade que é 15 kg de ouro comestível? E o valor ?
Essa noticia é completamente falsa, eu sei que os responsáveis deste Blog não têm culpa pois copiaram a noticia de outro sitio,