sabia que o primeiro arroz doce levava leite de amêndoa?

    arroz doce

    Pode abrir essa boca de espanto porque a primeira receita conhecida de arroz doce podia levar leite de amêndoa e arroz basmati. Eu sei, não é fácil de aceitar. Por isso é que estamos aqui hoje para contar a curiosa história do doce mais típico de Portugal. E onde é que pode conhecer essa história? No episódio desta semana do podcast Favas Contadas, pois então! Para desfazer todas as dúvidas, só precisa de carregar no play aqui em baixo.

     

     

    No episódio desta semana do podcast fomos investigar qual foi a primeira receita conhecida de arroz doce. E os primeiros registos escritos de uma receita foram encontrados no Mosteiro de Tibães, em Braga. Foi lá que um frade guardou um manuscrito com o segredo deste doce que se tornou um dos maiores símbolos da doçaria nacional. E colocou a hipótese de o fazer com “leite de gado” ou “leite de amêndoa”. Ou até com “arroz da Índia, de grãos compridos. Em outras palavras, arroz basmati. Mas o melhor é recordar esta receita, e outras tradicionais, carregando na galeria aqui em baixo.

    A origem

    Além desta receita original manuscrita, que deverá ser dos séculos XVI ou XVII, ainda contamos qual é a origem do prato. Provavelmente foram os mouros que o trouxeram do Oriente, durante o período de ocupação muçulmana da Península. Isto porque existem várias receitas semelhantes ao nosso arroz doce no Magrebe. E porque o arroz é originário do Oriente onde sempre foi um símbolo de fertilidade. Exactamente, é daí que vem a tradição de atirar bagos de arroz aos noivos à saída da igreja.

    Mas o melhor é ouvir todas estas histórias no episódio desta semana do Favas Contadas. Para isso, só precisa de procurar o nosso podcast em qualquer uma das plataformas disponíveis em Portugal: Apple PodcastsSpotify ou CastBox. Aí poderá ficar a conhecer as diferenças da receita em cada região do país. E a maravilhosa tradição de oferecer uma travessa de arroz doce para anunciar o casamento da filha. Em troca, recebe uma nota para o dote.

     

    Um óptimo arroz doce para si onde quer que esteja,

    Ele

     

    fotos: d.r.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *