sabia que os bolos jesuítas não nasceram em portugal?

    bolos jesuítas

    Não nasceram em Portugal nem sequer foram inventados por padres Jesuítas. Antes pelo contrário. Conheça a misteriosa história de um dos bolos mais emblemáticos da doçaria nacional, carregando no play aqui em baixo e ouvindo o episódio desta semana do podcast Favas Contadas.

     

     

    Desde cedo, que os padres Jesuítas sempre foram vistos com desconfiança pela sociedade. À medida que conquistavam poder e influência, ganhavam proporcionalmente inimigos. E foi isso que levou às várias perseguições em todo o mundo, tanto através de expulsões como também de manifestações sociais.

    Uma delas surgiu no século XIX, em França: tratou-se de rebuçados com o nome de Jesuítas que fizeram sucesso entre os opositores desta ordem religiosa. Em vez de servirem para homenagear, serviam para humilhar os padres. Mais tarde, os rebuçados ganharam popularidade e deram lugar a bolos, feitos com a forma dos chapéus dos Jesuítas. O objectivo era dar a ideia de que comer um daqueles bolos equivalia a comer um Jesuíta. Mas o melhor é descobrir onde encontrar os melhores Jesuítas, carregando na Galeria aqui em baixo.

    Só mais tarde, este bolo chega a Portugal. Mas essa história pode ficar a conhecer no episódio do podcast desta semana. Se a quiser ficar a conhecer, então procure o Favas Contadas em qualquer das plataformas de podcast disponíveis em Portugal: Apple PodcastsSpotifyYouTube ou CastBox. E para não perder nenhum episódio, só precisa de seguir o Favas Contadas em qualquer plataforma. Porque todas as terças-feiras de manhã, contamos uma nova história sobre a origem da comida.

     

    Uns óptimos bolos Jesuítas para si onde quer que esteja,

    Ele

     

    fotos: confeitaria moura

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *