sai um ratatouille fácil e original para a mesa mistério!

    Confesso que nunca fui muito fã de ratatouille (apesar de ser louca pelo filme da Disney), até experimentar esta receita do blog A Clean Bake. Além de ser original, é muito fácil de fazer e é, por isso, ideal para um jantar a meio da semana. Depois, é vegan, paleo e sem glúten. Além disso, pode congelar à vontade porque fica ótima na mesma.

    Para fazer esta delícia, precisa de comprar tomates esmagados, azeite virgem extra, vinagre de sidra, alho picado, manjericão fresco, ervas de Provence, sal, pimenta preta, piripíri, cebola roxa, courgettes, beringela e tomate cortado em rodelas.

    Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 4 pessoas, espreite aqui a receita original.

     

     

    Preparação

    Em primeiro lugar, pré-aqueça o forno a 180º C, unte uma travessa ou um pirex com azeite ou spray de cozinha e reserve.

    Entretanto, misture, numa taça média, o tomate esmagado, o azeite e o vinagre. Adicione, depois, o alho, o manjericão, as ervas de Provence, o sal, a pimenta e o piripíri.

    Em seguida, transfira este molho de tomate para a travessa ou o pirex que preparou. Espalhe o molho no fundo da travessa, numa única camada, com a ajuda de uma espátula.

    Logo a seguir, disponha as rodelas de legumes de forma alternada e em fila, criando uma espécie de padrão. Por exemplo, pode começar por colocar uma rodela de cebola, seguida de uma rodela de courgette, outra de beringela e, finalmente, uma rodela de tomate. Repita o processo até terminar os legumes e tiver formado várias filas de legumes, até preencher por completo a travessa.

    Finalmente, pincele com azeite ou com spray de cozinhar o topo dos legumes para ajudar a caramelizar no forno.

    Leve ao forno durante cerca de uma hora até o molho de tomate no fundo começar a borbulhar e os legumes ficarem macios.

    Decore com manjericão fresco picado antes de servir.

     

    Boas receitas,

    Ela

     

    receita e foto: a clean bake

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *