Eu sei que pareço obcecada com massa orzo, mas de facto sou fã desta massa. Temos recebido algumas mensagens sobre esta massa, com leitores a corrigirem-nos a dizerem que a massa orzo é massa pevide. Mas não é bem a mesma coisa, porque a massa pevide é ligeiramente mais pequena. Na verdade, a massa orzo corresponde em Portugal à massa bagos, mas confesso que acho massa orzo mais chique, por isso, peço desculpa aos acérrimos defensores da língua lusitana, mas vou continuar a chamá-la como me apetece. Assim, quando descobri esta receita de massa orzo com frango e alcachofras no blog Half Baked Harvest, enviei-a logo para o meu querido Marido Mistério para Ele fazer hoje para o jantar.
Para isso, precisamos de comprar peitos de frango sem osso cortados ao meio na horizontal, sal e pimenta preta, farinha, alho em pó, azeite virgem extra, manteiga com sal, alcachofras marinadas, uma chalota picada, alho picado, tomilho fresco, piripíri, massa orzo ou bagos, caldo de galinha, vinho da Madeira, natas e sumo de limão.
Aliás, se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 4 pessoas, espreite aqui a receita original.
Preparação
Antes de mais, tempere o frango com sal e pimenta. Depois, junte a farinha e o alho em pó numa taça funda e mergulhe o frango na mistura da farinha, pressionando de forma a que o frango fique bem revestido com a mistura da farinha.
Entretanto, aqueça duas colheres de sopa de azeite numa frigideira grande em lume médio alto. Quando o azeite começar a borbulhar, adicione o frango e sele de ambos os lados, durante cerca de 3 a 5 minutos de cada lado, até ficar dourado. A seguir, junte uma colher de sopa de manteiga e deixe-a ficar acastanhada, durante cerca de 2 minutos, à volta do frango. Nessa altura, retire o frango da frigideira.
Depois, volte a colocar duas colheres de sopa de azeite na frigideira juntamente com as alcachofras. Deixe cozinhar durante cerca de 2 minutos ou até ficarem douradas. A seguir, acrescente 2 colheres de sopa de manteiga, as chalotas, o alho, o tomilho e uma pitada de sal, de pimenta e de piripíri. Deixe cozinhar durante mais 2 a 3 minutos e, depois, adicione a massa orzo. Cozinhe durante mais 2 minutos.
Entretanto, acrescente o vinho e o caldo de galinha. Nessa altura, deixe cozinhar durante 10 a 12 minutos até a massa ficar al dente. Depois, adicione as natas. Finalmente, junte o frango e o sumo de limão e deixe apurar em lume brando durante 5 minutos ou até ficar bem quente.
Decore a massa orzo com frango e alcachofras com o tomilho fresco antes de servir.
Boas receitas,
Ela
receita e foto: half baked harvest