Está instalada a polémica de Ano Novo! Que raio de critério consegue colocar a cozinha portuguesa atrás da americana no ranking das melhores cozinhas do mundo? Como pode ser possível um ultraje desta magnitude?! E se ainda não está suficientemente chocado, então fique a saber que a cozinha francesa também conseguiu ficar atrás da americana.
O ranking foi divulgado pelo guia de comida mundial TasteAtlas. Baseado nas classificações e nas reviews de utilizadores registados de todo o mundo, o TasteAtlas afirma-se como uma plataforma credível de cozinha e viagens. É focado na cozinha tradicional e estará algures entre a alta cozinha de um Guia Michelin e as dicas turísticas de um TripAdvisor. Com uma equipa de 30 autores da área da gastronomia, filtra as votações através de inteligência artificial, eliminando robôs, perfis falsos e votações repetidas.
A polémica
No entanto, essa reforçada preocupação com a credibilidade originou dois rankings distintos altamente polémicos: o das melhores cozinhas do mundo e o dos melhores pratos do mundo. Enquanto no primeiro ranking Portugal ficou num mais que discutível 13º lugar, já no último acabou num mais honroso terceiro posto graças às nossas queridas Amêijoas à Bulhão Pato. Mas vamos por partes.
O TasteAtlas reagiu à polémica dizendo que os critérios assentam nas pontuações dadas pelos utilizadores em três critérios: melhores pratos, bebidas e produtos gastronómicos.
De acordo com o site, a gastronomia americana distinguiu-se especialmente graças às maçãs Honeycrisp, ao salmão selvagem do Alasca, às laranjas da Flórida e ao brisket e barbecue do Texas, entre 1519 outras distinções. Mesmo considerando que o churrasco texano é maravilhoso, é difícil justificar como pode ficar à frente dos churrascos brasileiro (12º), argentino (18º) ou uruguaio (49º), ou do croissant francês entre tantas outras maravilhas. E nem vale a pena falar do nosso divinal peixe grelhado, do marisco, do cozido, dos pastéis de nata, dos queijos… vale a pena continuar?
Em relação ao último ranking, publicado em Junho, Portugal caiu de 9º para 13º, tendo sido ultrapassado por países como Brasil, EUA ou China. No topo do ranking, mantiveram-se as mesmas três cozinhas: em primeiro lugar, Itália; em segundo, Grécia; e, em terceiro, Espanha.
Já no ranking dos Melhores Pratos do Mundo, Portugal ficou em terceiro lugar com as divinais Amêijoas à Bulhão Pato, apenas atrás do Kare japonês (convenhamos que há melhor na cozinha japonesa) e da Picanha brasileira.
Infelizmente, agora só nos resta protestar e votar para melhorar no próximo ranking das melhores cozinhas do mundo. Até lá, é comer para esquecer.
Um óptimo ano para si onde quer que a cozinha americana esteja,
Ele