Apesar de não ser vegetariana, cada dia que passa gosto mais de comer saladas saudáveis e verdes! Não fosse os petiscos do meu querido Marido Mistério ou os restaurantes que visitamos em segredo, eu até era uma miúda quase escanzelada. Assim sendo, sou apenas uma miúda com quatro ou cinco quilos a mais… Para sempre. Já me resignei, mas isso não significa que desisti de comer de forma saudável, nem pensar! Antes pelo contrário. A ideia é comer quase sempre de forma saudável e, de vez em quando, fazer algumas (OK, muitas) asneiras. Mas hoje estou empenhada na minha dieta e este vai ser o meu almoço… uma salada que não deixa ninguém com fome, do blog da incontornável donna hay.
Ingredientes
Para 4 pessoas
- 400 g de quinoa
- 1 kg de abóbora, cortada às fatias
- 2 colheres de sopa de azeite
- 1 cebola roxa cortada às fatias
- 60 ml de vinagre de vinho branco
- 2 colheres de chá de açúcar
- 1/3 de chávena de folhas de coentros
- 1 lata de 400 g de grão, lavado
- Queijo feta marinado, esmagado
Coloque a quinoa numa panela juntamente com 3 chávenas (750 ml) de água. Ponha o lume no máximo e deixe ferver. Depois reduza o lume e deixe cozinhar com a tampa durante 15 minutos ou até a água ser absorvida. Reserve. Pré-aqueça o forno a 220º C e coloque a abóbora e metade do azeite num tabuleiro e misture para que as fatias de abóbora fiquem revestidas com o azeite. Deixe assar durante 10 minutos. Junte a cebola e deixe no forno mais durante 10 a 15 minutos ou até a abóbora ficar tenra.
Misture o vinagre, o açúcar, os coentros, o grão e a quinoa. Ponha a abóbora, a cebola e o queijo feta por cima e sirva.
Não é propriamente uma salada light, light, mas se é salada… já se sabe… posso comer!
Boas receitas,
Ela
receita e foto: donna hay
Que aspecto verdadeiramente maravilhoso. São 9h27 e isto fez-nos querer almoçar. 😛