salada de batata doce, lima e mel: a receita ideal para esquecer os excessos do fim de semana

    A minha relação com a minha querida Mulher Mistério é baseada em respeito: eu respeito-a a ela – e Ela respeita isso. Por isso, quando Ela aparece em casa com uma receita nova, esta nossa relação de respeito obriga-me a ir para a cozinha fazer um respeitoso prato para a refeição seguinte. Especialmente se a receita for light. E mais especialmente ainda se for uma salada deliciosa como esta – ideal para levar para o trabalho ou para a praia e feita com batata doce, um alimento maravilhoso para a dieta de Verão. A receita original é do extraordinário blog Pinch of Yum, de longe um dos meus blogs de cozinha preferidos.

    Roasted-Sweet-Potato-Salad-Bite.jpeg

     

    Ingredientes

    • 1 batata doce média, sem casca e cortada em cubos
    • 1/2 pimento encarnado, sem sementes e picado grosso
    • 1 dente de alho picado
    • 1 cebola roxa picada 
    • Raspas de 1 lima
    • 1 chávena de feijão preto cozido
    • 1/3 de chávena de coentros picados

     

    A receita original prevê ainda meio pimento jalapeño picado, no entanto, como não é fácil encontrá-lo à venda, não vou usar. Se por acaso tiver o jalapeño à mão, junte-o com a batata doce, o pimento encarnado e o alho num tabuleiro forrado com uma folha de papel vegetal. Espalhe bem esta mistura, coloque um fio de azeite por cima e leve ao forno a 200º C durante meia hora a 40 minutos, até a batata doce começar a ficar assada por dentro. 

    Retire tudo para uma taça e deixe arrefecer. Junte-lhe a cebola, as raspas de lima, o feijão preto e os coentros, tempere com azeite, sal, pimenta, um pouco de mel, umas gotas de lima e três ou quatro gotas de Tabasco se gostar de picante. Misture e pode servir. É ou não é um respeitoso almoço?

     

    Uma boa semana para si onde quer que esteja,

    Ele

     

    receita e foto: pinch of yum

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *