A minha querida Mulher Mistério é uma espécie de Nicolás Maduro desta casa. Ela podia simplesmente impor para o nosso almoço o que lhe desse na real gana. Mas não. Parece que sente um especial prazer em colocar a ementa do almoço para a praia à votação de toda a família para depois poder dizer… Hmm, acho que não, afinal apetece-me aquilo que sempre lhe apeteceu desde o início. No fundo é como aqueles sádicos que dão um chupa-chupa a uma criança, só para logo depois o poderem tirar à entrada da boca. Eu acho sinceramente que esta patologia devia ser estudada.
Seja como for, a imposição até não saiu assim tão mal como isso. Afinal de contas, a minha querida e prezada Mulher Mistério impôs esta divinal salada de beterraba com queijo de cabra, da revista Olive Magazine. Além de ter este aspecto digno de quadro de Cézanne, mistura o sabor doce da beterraba com o toque ligeiramente picante do queijo de cabra. E para acabar em beleza, ainda leva laranja e toranja que lhe dão a acidez perfeita para uma salada de verão.
Para fazer esta maravilha, só vai precisar de beterrabas laminadas muito fininhas (corte com uma mandolina que é mais fácil), laranjas descascadas e divididas em gomos, uma laranja também dividida em gomos, vinagre de sidra, açúcar, quinoa vermelha cozida, azeite, dois corações de alface romana laminados, couves de Bruxelas laminadas, cajus, uma mistura de sementes à sua escolha, uma colher de sopa de molho de soja, duas de mel, endro picado e queijo de cabra cortado às fatias. Para o molho, vai precisar de sumo de laranja e de toranja espremidos no momento, mostarda à l’Ancienne, mel e azeite.
Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, então consulte a receita original aqui.
Preparação
Antes de mais nada, misture numa taça a beterraba com a laranja e a toranja. Tempere com o vinagre de sidra, o açúcar e uma pitada de sal e pimenta. Mexa bem.
Em seguida, espalhe a quinoa noutra taça, misturando-a com um fio de azeite e uma pitada de sal e pimenta. Adicione os corações de alface e as couves de Bruxelas e deixe de parte. Enquanto isso, misture todos os ingredientes do molho num frasco.
Para terminar, só precisa de tostar os cajus e as sementes, numa frigideira, em lume médio, durante um minuto. Adicione logo depois o molho de soja, o mel e mais um fio de azeite e deixe ferver, durante uns minutos, até reduzir ligeiramente e caramelizar os frutos secos.
No momento de servir, misture a beterraba com os verdes e tempere com o molho e uma boa parte do endro picado. Coloque por cima os frutos secos caramelizados, o queijo de cabra fatiado e o resto do endro. Se este almoço para a praia não é uma obra de arte, então não sei o que é.
Uma óptima salada para si onde quer que a praia esteja,
Ele