Quem é que disse que, no outono e no inverno, não apetece comer saladas? Esta delícia, do ótimo blog Yummy Beet, pode ser um excelente acompanhamento ou um jantar saudável e vegetariano, ideal para quem está de dieta como eu. E hoje é um bom dia para fazer esta salada para o jantar, uma espécie de estágio pré-fim-de-semana, onde me desgracerei certamente mais uma vez. Como dizia o Elton John, no Rei Leão, “a vida é um círculo”, no meu caso é a minha semana que é um círculo, já que a minha dieta começa sempre à segunda-feira e vai definhando à medida que a semana avança.
Esta salada demora meia hora a preparar e só precisa de uma cabeça de brócolos (corte-a em pequenos bouquets e pique-os a seguir), pinhões, azeite extra virgem, orégãos secos, sal, pimenta preta moída, queijo feta cortado em pequenos quadrados e passas. Para o molho, use vinagre de vinho tinto, azeite extra virgem, um dente de alho picado, sem a parte do meio, e noz-moscada.
Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 4 pessoas, espreite aqui a receita original.
Comece por aquecer o forno a 220º C. Prepare um tabuleiro forrado com papel vegetal e coloque os brócolos, os pinhões, o azeite, os orégãos e tempere com sal e pimenta. Espalhe bem pelo tabuleiro e leve ao forno durante 15 minutos, até os brócolos e os pinhões começarem a ficar com um tom acastanhado.
Retire do forno e coloque os brócolos numa saladeira. Deixe arrefecer durante 10 minutos. Acrescente o queijo feta e as passas.
Para o molho, misture, numa taça pequena, o vinagre, o azeite, o alho e a noz-moscada. Junte à salada e misture bem.
Sirva logo! Se quiser guardar para mais tarde, pode tapar e manter no frigorífico durante dois dias.
Boas receitas, de preferência saudáveis e fáceis como esta,
Ela
receita e foto: yummy beet