A primavera chegou e, com ela, as temperaturas sobem, o sol aparece, as flores nascem e o verão aproxima-se perigosamente! Por isso, esta salada de burrata com tomate e malagueta vai ser uma das minhas aliadas para enfrentar mais uma operação biquíni.
Esta receita do blog Cooking For Keeps é deliciosa, fácil e ideal para uma entrada num almoço com amigos. Então se não estiver sempre em dieta como eu, fica uma maravilha servida com uma tosta de pão por baixo. Nesse caso, em vez de salada come uma incrível bruschetta, o que é ainda melhor. Mas isso é só para quem pode. Eu fico-me pela salada que é igualmente deliciosa.
Para isso, preciso de comprar tomate cherry heirloom, malaguetas picadas (incluindo duas colheres de sopa do óleo que vem dentro do frasco das malaguetas), vinagre de vinho tinto, alcaparras, salsa picada, um dente de alho picado, sal, pimenta e burratas. Se quiser fazer uma bruschetta, compre também um bom pão alentejano, azeite e dois dentes de alho inteiros.
Aliás, se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 8 pessoas, espreite aqui a receita original.
Preparação
Antes de mais, pré-aqueça o forno a 180º C.
A seguir, junte o tomate cherry, as malaguetas, o óleo das malaguetas, o vinagre de vinho tinto, as alcaparras, a salsa, o alho, o sal e a pimenta numa taça grande. Mexa bem e reserve. Deixe a marinar durante pelo menos 15 minutos, mas o ideal seria uma hora ou mais. Tempere com sal e pimenta.
Enquanto espera pela marinada, pode tostar as fatias do pão alentejano se optar por fazer a bruschetta: assim, disponha as fatias de pão num tabuleiro próprio para ir ao forno, espalhe por cima um fio de azeite, tempere com sal e pimenta preta moída. Depois, leve ao forno durante 12 a 15 minutos ou até as fatias de pão ficarem douradas e crocantes.
Quando retirar o pão do forno esfregue os dentes de alho nas fatias ainda quentes.
Entretanto, disponha as burratas numa travessa e espalhe por cima a marinada de tomate e malagueta. Agora tem duas hipóteses: ou come como salada ou sirva sobre as fatias de pão tostadas, se não estiver sempre em dieta como eu.
Uma ótima sexta-feira,
Ela