Confesso: nunca pensei que uma salada de camarão pudesse roubar o protagonismo a um bacalhau à Brás, uma das receitas mais consensuais entre a nossa Prole Mistério. Mas foi o que aconteceu no último jantar de família. E a responsável por este escândalo gastronómico tem nome e sotaque americano: Ina Garten.
Quem foi Ina Garten
Ina Garten é uma chef, autora de livros de culinária e apresentadora de televisão norte-americana, conhecida sobretudo pelo seu programa Barefoot Contessa (em português, “Condessa Descalça”), que passou durante anos no Food Network.
Mas o mais espetacular é que nem sequer é chef de formação. Ina começou a carreira como analista de orçamento na Casa Branca durante os anos 70, trabalhando em política nuclear. Sim, nuclear. Depois de se fartar da burocracia de Washington, comprou uma pequena loja de produtos gourmet nos Hamptons, chamada… Barefoot Contessa. E aí começou o império.
Ainda por cima, esta receita de salada de camarão, publicada pelo blog Foolproof Living, é tão fácil que até dá tempo para abrir um vinho branco enquanto os camarões estão no forno. É fresca, cítrica, leve e perfeita para piqueniques, almoços na varanda ou para levar num tupperware e humilhar os colegas de trabalho.
Para isso, precisa de ter em casa os seguintes ingredientes: camarão grande descascado e sem tripa, 1 colher de sopa de azeite, ½ colher de chá de sal grosso e ¼ colher de chá de pimenta preta moída, para os camarões assados. Depois, separe também maionese, raspas de 2 laranjas, 2 colheres de sopa de sumo de laranja acabado de espremer, 1 colher de sopa de vinagre de vinho branco (ou vinagre de sidra), endro fresco picado, 2 colheres de sopa de alcaparras (bem escorridas) e 2 colheres de sopa de cebola roxa picada fininha para o molho.
Aliás, se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 6 pessoas, espreite aqui a receita original.
Preparação
Antes de mais, pré-aqueça o forno a 200º C.
Enquanto isso, seque bem os camarões com papel de cozinha, coloque-os num tabuleiro forrado com uma folha de papel vegetal e tempere com azeite, sal e pimenta. A seguir, leve ao forno durante 6 a 8 minutos, virando os camarões a meio do tempo. Devem ficar cor de rosa e suculentos – não os torture no forno.
Enquanto os camarões arrefecem ligeiramente, misture todos os ingredientes do molho numa taça: maionese, raspas e sumo de laranja, vinagre, endro, alcaparras e cebola roxa.
Depois, junte tudo numa taça grande: os camarões com o molho. Envolva bem com uma colher de pau (ou com as mãos, se estiver sem ninguém a ver).
A seguir, cubra com película aderente e deixe repousar à temperatura ambiente durante 30 minutos. Isto é essencial para o molho ficar bem envolvido nos camarões.
Pode servir esta salada em cima de folhas de alface, com tostas, dentro de wraps, ou assim mesmo, à colher, de frente para o frigorífico.
Resultado? Camarões suculentos com um molho cremoso, fresco e com aquele toque especial da laranja. Ou seja: o tupperware mais invejado do piquenique ou do seu trabalho.
Se fizer, diga-me como correu. Ou envie um tupperware cá para casa.
Boas receitas,
Ela
receita e foto: foolproof living
Se quiser ler mais receitas de saladas para o verão, carregue na galeria em baixo:
