salada de espargos com ovo escalfado e tomate cherry caramelizado, o vídeo do nosso almoço saudável

    Quando penso no almoço ideal para o Verão, penso sempre numa receita fresca e leve para podermos dar um mergulho a seguir, mas – e esta é a parte mais importante de todas – suficientemente consistente para absorver a garrafa de vinho branco inteira que vamos beber à tarde.

    Para mim, o Verão é isto: uma sequência interminável de incoerências que leva sempre a uma pergunta final e essencial: 

    — O vinho está bem fresco?

    É por isso que eu adoro esta fabulosa receita para os dias de calor que aí vêm (relaxe, ele há-de chegar…). É servida fria, mas demora o tempo suficiente a ser degustada para ficar demasiado solitária se não for acompanhada por um óptimo vinho rosé (ok, branco também serve…).

    DSC07647.jpg

    A base são uns crocantes espargos grelhados. Por cima levam uns suculentos tomatinhos cherry caramelizados num delicioso molho balsâmico. E para terminar um ovo escalfado, umas lascas de queijo parmesão e umas nozes tostadas. A combinação de tudo isto é verdadeiramente explosiva como pode ver no vídeo aqui em baixo.

     

     

    Ingredientes

    Para 1 pessoa

    • 5 espargos brancos frescos
    • 1 ovo
    • 130 g de tomate cherry de várias cores
    • 1 dente de alho picado fininho
    • 1 raminho de tomilho
    • 1 raminho de alecrim
    • 2 colheres de sopa de nozes tostadas picadas
    • 1 colher de sopa de sementes de coentros
    • 1 colher de sopa de parmesão ralado 
    • 1 mão cheia de manjericão fresco
    • 50 ml de azeite
    • 1 colher de sopa de vinagre balsâmico
    • Flor de sal
    • Pimenta rosa em grão

    DSC07648.jpg

    Depois de cortar e deitar fora os pés dos espargos, escalde os espargos, em água a ferver, durante cerca de dez minutos. Escorra-os bem em papel de cozinha para retirar toda a água.

    Corte os tomatinhos cherry ao meio e coloque-os num pirex. Deite por cima o alho picado, as folhas de tomilho e de alecrim, as sementes de coentros, 50 ml de azeite, uma colher de sopa de vinagre balsâmico e flor de sal. Misture tudo muito bem antes de levar ao forno, pré-aquecido a 180 ºC, durante cerca de 10 minutos, mexendo regularmente durante este período para os tomatinhos se envolverem no molho e caramelizarem ligeiramente.

    Faça o ovo escalfado perfeitinho seguindo esta dica. 

    Envolva os espargos em azeite e grelhe-os até ficarem marcados por fora. 

    Sirva os espargos num prato com o ovo escalfado por cima, os tomatinhos cherry no topo, aproveitando bem o molho onde estes foram assados, e finalmente as nozes tostadas e picadas. Termine com as folhas frescas de manjericão e o parmesão ralado. Tempere com flor de sal e pimenta rosa em grão.

     

    Uma óptima salada para si onde quer que o vinho bem fresco esteja,

    Ele

     

    vídeo e fotos: casal mistério

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *