salada de figos e queijo feta gratinado no forno

    Imagine a famosa massa do TikTok. Já imaginou? Então agora imagine essa massa sem a massa e sem os tomatinhos cherry. Em vez disso, coloque-lhe uns figos e uma salada de rúcula e vai chegar a esta divinal receita para o jantar. O queijo feta vai caramelizar no forno com mel e depois tostar e gratinar, dando-lhe uma surpreendente mistura de doce e salgado. Se preferir, então também pode caramelizar os figos no forno durante cinco minutos. Em alternativa, pode seguir a receita original e servi-los crus.

    A receita é da fabulosa Olive Magazine e leva apenas figos frescos e maduros, um bloco de queijo feta, mel, um raminho de tomilho, amêndoas tostadas e rúcula (ou canónigos ou espinafres baby). Para o molho, vai precisar de mais mel, mostarda de Dijon, azeite, molho Tabasco, sumo de limão espremido no momento e tempero za’atar. Se quiser ver as quantidades certas de cada ingrediente, então consulte a receita original aqui.

    Preparação

    Em primeiro lugar, bata com uma vareta todos os ingredientes do molho até emulsionar. Em seguida, coloque o queijo feta em cima de uma folha de papel de alumínio, salpique com o mel e um fio de azeite e termine com o raminho de tomilho. Embrulhe logo depois com o papel de alumínio, sem que este toque no topo do queijo e leve ao forno, pré-aquecido a 220º C, durante 10 minutos. Abra o embrulho e coloque mais 5 a dez minutos para caramelizar. Se preferir os figos caramelizados, então corte-os ao meio e coloque-os no forno nesta fase final.

    Tempere a rúcula com metade do molho e coloque-a num prato. Ponha por cima o queijo feta e à volta os figos. Termine com o resto do molho e as amêndoas tostadas espalhadas por cima.

    Vai ver se não é a melhor salada de figos que já provou na vida.

     

    Uma óptima salada para si onde quer que o queijo feta esteja,

    Ele

     

    receita e foto: olive magazine

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *