É dos melhores petiscos de Verão. Ovas frescas cozidas é uma pequena maravilha que temos sempre cá em casa, por esta altura. Além de serem muitíssimo saborosas e de terem uma consistência fabulosa – especialmente quando ficam mal passadas e ainda molhadinhas no meio –, são capazes de nos alimentar durante um dia inteiro.
Eu adoro improvisar misturas com saladas de ovas e ontem fiz esta verdadeira preciosidade: uma combinação de ovas frescas com edamame (aquele imbatível petisco japonês) e salicórnia (a minha erva preferida para o Verão).
O edamame é o feijão de soja que eu adoro petiscar nos restaurantes japoneses. Costumo comprá-lo congelado em supermercados asiáticos. Às vezes dentro da vagem – o que é óptimo para petiscar tipo tremoços –, outras já descascado – foi o caso deste, o que é muitíssimo prático para juntar em saladas.
A salicórnia é uma planta que parece um espargo muito fininho e que cresce junto ao mar e às rias, absorvendo grande parte do fabuloso sabor a mar.
Ora, misturar estas duas maravilhas numa salada de ovas é tudo o que precisamos para fazer um prato único.
Ingredientes
- 400 g de ovas
- 1 cebola pequena picada
- 1 mão cheia de tomatinhos cherry picados
- 1/2 pepino descascado cortado em pedaços
- 1 mão cheia de edamame congelado
- 1 mão cheia de salicórnia fresca (só os raminhos mais pequenos)
- 1 molho de coentros frescos
Comece por cozer as ovas. Aqueça uma panela pequena com água e, assim que levantar fervura, coloque as ovas lá dentro, deixando cozer durante 5 minutos. Retire as ovas quando estiverem bem cozidas por fora e ainda mal passadas por dentro. Se deixar as ovas durante muito tempo, vão secar e tornar-se desagradáveis.
Enquanto as ovas cozidas arrefecem, coza o edamame ainda congelado, em água a ferver. Dois minutos são suficientes para descongelar o edamame, mantendo-o crocante ao trincar.
Corte as ovas em rodelas e misture-as, numa taça ou numa travessa, com o edamame, a cebola, o pepino, o tomate e a salicórnia crua. Termine com os coentros frescos picados por cima. Tempere com azeite virgem extra e vinagre de pêra rocha. Espalhe flor de sal a gosto (cuidado porque a salicórnia já é salgada) e sirva enquanto as ovas estiverem ainda mornas.
Vai ver como é uma salada deliciosa e facílima de fazer. Cá em casa, toda a gente adora! Especialmente as crianças!
Uma óptima salada para si onde quer que as ovas estejam,
Ele
receita e foto: casal mistério