Com este tempo que se tem feito sentir nos últimos meses, aconteceu um fenómeno único na minha vida: perdi o apetite. Estou a brincar. Isso nunca me aconteceu. Infelizmente. Mas a verdade é que o que apetece nesta altura são saladas leves e frescas. Nem eu aguento pratos pesados com este calor. E o que me apetecia mesmo hoje ao almoço era esta incrível receita do maravilhoso blog chew out loud: poke de salmão, uma entrada muito popular no Hawai. Fresco e saboroso, este prato é ainda mais espetacular do que o meu sashimi preferido.
Ingredientes
Para 4 a 6 pessoas
450 g de salmão preparado para sashimi e cortado aos cubos
1/4 de chávena de molho de soja light
1 colher de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de de tempero de arroz (Seto Fumi Furikake)
1/2 a 1 colher de chá de piripíri (depende se gosta de mais ou menos picante)
1 colher de chá de gengibre ralado
Sumo de uma fatia de lima fresca
1/4 de chávena de cebola picada
1/4 de chávena de cebolinho picado
1/2 abacate, cortado aos cubos
Coentros picados para decorar
Junte todos os ingredientes numa taça. Misture bem. Cubra com película aderente e deixe no frigorífico durante pelo menos uma hora. Sirva fria. É tão fácil que até eu consigo fazer! É uma ótima ideia tanto para levar para a praia (se estiver de férias - que inveja!) ou para o escritório (como eu!). Um almoço fácil, prático e saudável!
Boa tarde, o salmão que usa pode ser comprado num mercado local ou há algum sítio mais específico? Basta pedir lombo de salmão sem espinhas e já está? Eu adoro sashimi mas nunca tive coragem de fazer sozinha, assim ficava mais esclarecida e iria experimentar logo está receita 😉 Obrigada
Olá, Rita Pode comprar em qualquer mercado ou peixaria da sua confiança. O importante é que o peixe seja fresco – até já há algumas peixarias que recebem salmão selvagem directamente do Alasca, o que é delicioso e tem uma cor muito menos alaranjada do que o salmão de aquacultura. Depois basta pedir o lombo de salmão preparado para sashimi. Eu costumo trazê-lo ainda com a pele porque depois gosto de a brasear de forma a ficar estaladiça. Mas se não quiser ter trabalho em casa, peça-o já sem pele e sem espinhas. Tenha sempre atenção às espinhas porque às vezes ficam algumas escondidas no centro do lombo. Quando chegar a casa, passe o dedo pelo centro do lombo do salmão. Se sentir alguma espinha, retire-a com uma pinça. Vai ver que é facílimo de preparar. E delicioso! Esperamos que goste ;)
Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.