salada rápida de frango, queijo e maçã para levar para a praia

    É o costume. Está bom tempo. É preciso ir para a praia. Aproveitar o dia. Cada minuto de sol. E não está nada pronto. Stress. De um lado, Ela grita com as crianças. Do outro, é o caos: os miúdos não encontram as raquetes, as miúdas não conseguem decidir que biquíni vestir. Há peças de roupa a voar. Toalhas no chão. Havaianas espalhadas pela casa. Não há tempo para preparar nada civilizado para comer na praia. A Família Mistério vai acabar a almoçar uma sanduíche a saber a frigorífico comprada num barraco qualquer da Caparica.

    Vai?!

    Ia! Se não houvesse uma solução de último recurso.

    Enquanto a casa estremece com as discussões e as portas a bater, eu escapo para a cozinha e lavo umas folhas de alface e outras de rúcula. Corto seis tomates. E duas cebolas roxas às fatias fininhas. Uma bola de volley de praia faz-me uma razia à testa. Finjo que não aconteceu nada. Tiro do frigorífico quatro bifes de frango da véspera. Tempero-os com sal e pimenta. Passo-os por um grelhador. Três minutos depois, corto-os aos bocados. Alguém pergunta onde é que puseram a toalha preferida. Pego em quatro maçãs. Corto-as também às fatias fininhas. Junto tudo num tupperware. Despejo lá para dentro umas nozes e um resto de queijo picante de Castelo Branco ralado grosso. Ouço mais duas portas baterem com estrondo. Tempero tudo com azeite, vinagre balsâmico e geleia de agave.

    Quando Ela entra na cozinha com um ar furioso, a perguntar porque é que eu não estou pronto à porta de casa, já eu tenho a lancheira às costas:

    – Vim aqui só buscar uma coisa de que me esqueci…

    Saímos sem ninguém perceber que, afinal, vamos dispensar as sanduíches a saber a frigorífico. Em compensação, temos uma salada decente, com um óptimo contraste entre o doce da maçã e o picante do queijo. A geleia de agave faz as vezes do mel e não engorda tanto (sempre preocupado com Ela…). Os miúdos adoram – e eu sobrevivo.

     

    Ingredientes 

    – Frango

    – Alface

    – Rúcula

    – Tomate

    – Cebola roxa

    – Maçã

    – Nozes

    – Queijo picante de Castelo Branco

    – Azeite

    – Vinagre balsâmico

    – Geleia de agave

     

    Uma boa praia para si onde quer que esteja,

    Ele

    8 comentários em “salada rápida de frango, queijo e maçã para levar para a praia

    1. quem tem um marido assim, tem tudo 🙂 .gostava de ter sido uma mosquinha para ver a cara da sua esposa quando lhe apresentou a salada de frango de certo que ficou surpreendida ou não.
      bom fim de semana

    2. Descobri o vosso blog há poucos dias e adoro! Adoro a forma inteligente como escrevem, adoro os sítios que nos revelam… Sou fã e para mim já é leitura obrigatória 🙂

      Rita

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *