salame de chocolate para o natal? porque não?

    Se há coisa que desaparece rapidamente de uma mesa é o salame de chocolate, porque é praticamente uma unanimidade. Eu sou viciada nesta receita do site Tastemade, porque além de ser facílima de fazer, é deliciosa. Além disso, é uma ótima solução para as crianças no Natal porque nem todas são fãs de filhoses, rabanadas ou de bolo-rei. E salame de chocolate é sempre um sucesso garantido.

    Para isso, precisamos de ter em casa chocolate preto (picado), manteiga, açúcar, um ovo grande, uma gema de ovo, bolachas digestivas, extrato de baunilha, frutos secos tostados e picados e açúcar de confeiteiro.

    Aliás, se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, espreite aqui a receita original.

    Preparação

    Antes de mais, derreta o chocolate e a manteiga em banho-maria. Quando estiverem derretidos, retire-os do lume e reserve para arrefecerem ligeiramente.

    Entretanto, misture numa taça o extrato de baunilha, o açúcar, o ovo e a gema. A seguir, adicione a mistura do chocolate derretido e mexa bem. Depois, adicione as bolachas digestivas esmagadas e os frutos secos tostados picados e mexa com uma espátula. Deixe arrefecer até engrossar ligeiramente.

    Transfira a massa para uma tábua forrada com película aderente e forme um rolo com a massa. Embrulhe o rolo com a película aderente e enrole as pontas, apertando-as bem. Use um cordel para apertar bem o rolo e deixe-o no frigorífico durante a noite.

    No dia seguinte, desembrulhe o salame e polvilhe com o açúcar de confeiteiro.

    Corte em fatias e sirva.

     

    Feliz Natal,

    Ela

     

    receita e foto: tastemade

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *