Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Casal Mistério

Casal Mistério

salmão à toscana, uma receita surpreendentemente fácil para o jantar de hoje

03.05.21

Sente-se à mesa e feche os olhos. Agora finja que está em Itália numa esplanada num restaurante gourmet. Agora só lhe falta um Marido Mistério para lhe fazer esta delícia que descobri no site Aux Délices du Palais: uns incríveis lombos de salmão com um creme de espinafres e tomate seco. O jantar que todos nós precisamos a uma segunda-feira, porque a semana prevê-se loooonga, muito loooonga.

Só tem de ter em casa lombos de salmão sem espinhas, azeite, chalotas cortadas em fatias fininhas, 4 dentes de alho picados e 2 inteiros com casca, tomate cherry, tomate seco picado, espinafres, natas, parmesão ralado, manjericão fresco, orégãos secos, sal e pimenta.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 6 pessoas, espreite aqui a receita original.

saumon-toscane-4.jpg

 

Aqueça 2 colheres de sopa de azeite numa frigideira grande com o lume no máximo.

Adicione os lombos de salmão e os 2 dentes de alho inteiros, tempere com sal e pimenta e cozinhe durante 5 minutos, com a pele voltada para baixo. Vire e cozinhe durante mais 2 minutos. Depois transfira para um prato.

Reduza para lume médio e adicione 2 colheres de sopa de azeite à mesma frigideira.

Junte as chalotas e refogue durante cerca de 2 minutos, depois o tomate cherry, o alho picado, o sal e a pimenta. Misture várias vezes.

Quando o tomate começar a rebentar, junte os tomates secos cortados em pedaços pequenos, depois os espinafres, os orégãos e cozinhe até começarem a murchar.

Acrescente agora as natas e deixe apurar durante mais 2 minutos.

Adicione o parmesão e o manjericão. Deixe ferver, antes de reduzir para lume brando, até o molho reduzir também, durante cerca de 3 minutos.

Volte a colocar o salmão na frigideira e regue com o molho. 

Cozinhe durante cerca de 5 minutos até o salmão ficar no ponto certo. 

Ajuste os temperos, se for necessário.

Decore com folhas de manjericão e sirva logo.

 

Uma ótima semana,

Ela

 

receita e foto: aux délices du palais