salmão com molho de parmesão, alho e ervas, uma receita deliciosa e fácil de fazer

    Por esta altura já deve ter percebido que, cá em casa, o salmão está para o peixe assim como o frango está para a carne. São de facto reis e senhores da Mansão Mistério, pelo menos aos dias de semana, porque ao fim de semana, o meu querido Marido Mistério adora caprichar nas receitas.

    Mas durante a semana, tudo o que precisamos são receitas boas, fáceis e rápidas como este salmão que descobri no blog Recipe Tin Eats.

    Só precisa de ter em casa lombos de salmão sem pele, pimenta preta, sal, azeite e manteiga sem sal. Depois, para o molho, vai precisar de: alho picado, vinho branco seco, caldo de legumes ou de galinha, natas, parmesão ralado, estragão picado, cerefólio picado (mais conhecido como salsa francesa) e salsa picada.

    Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 4 pessoas, espreite aqui a receita original.

    Salmon-in-Creamy-Herb-Garlic-Sauce_5.jpg

     

    Comece por secar os lombos de salmão e depois tempere-os com sal e pimenta.

    Aqueça um fio de azeite numa frigideira grande antiaderente em lume médio alto. Junte o salmão e cozinhe durante 3 minutos até ficar com um tom dourado. Vire os lombos ao contrário e deixe cozinhar durante mais 2 minutos, até atingirem a temperatura interior de 49º C.

    Quando estiverem quase prontos, junte a manteiga. Deixe derreter e espalhe-a por cima do salmão, várias vezes, com uma colher.

    Transfira os lombos de salmão para um prato e tape com uma folha de papel de alumínio, deixando-a ligeiramente solta.

    Faça agora o molho: junte o alho à frigideira e mexa durante 20 segundos ou até ficar dourado. Adicione o vinho branco e aumente o lume para o máximo. Deixe ferver e vá mexendo. Cozinhe durante um minuto ou até o vinho começar a evaporar.

    Acrescente as natas e o caldo de legumes ou de galinha e deixe ferver em lume médio durante 2 a 3 minutos até reduzir e ficar mais espesso.

    Junte agora o parmesão (que também vai engrossar o molho) e as ervas aromáticas. Prove o molho e veja se precisa de mais sal e pimenta.

    Sirva o salmão com o molho por cima. Sabe o que é que fica uma maravilha a acompanhar? Puré de batatas, mas infelizmente a minha eterna dieta não permite tal devaneio.

     

    Boas receitas,

    Ela

     

    receita e foto: recipe tin eats

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *